O cenário para quem busca uma colocação profissional no Brasil é desafiador. Quando fazemos um recorte para jovens de 18 a 24 anos, a situação é ainda mais problemática. Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 31% dos cidadãos com essa faixa etária não têm uma ocupação. Portanto, como fugir desse cenário e ser selecionado para atuar no mercado?
                                                                           
Luciana Mendes é estudante de RH em São José dos Campos e faz parte desse grupo. “Entretanto, não paro nunca de buscar colocações para mim, acho isso fundamental porque sei como, em breve, encontrarei algo compatível e serei aprovada”, compartilha a universitária.
                                                                           
A situação parece desfavorável e muitos caem no grupo de “desalentos”, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): quem já desistiu de procurar uma oportunidade. Para o especialista em carreiras, Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, a saída não é se desesperar.
                                                                           
Segundo ele, há oportunidades, mas os alunos têm de pensar fora da caixa. "A pandemia mudou a forma de contratação de muitos locais e transformou as atividades exercidas na área. Os mais novos devem se atentar para conseguir as chances. Um bom início, para isso, é seguir as redes sociais das entidades nas quais se quer atuar, por exemplo", explica Rampazzo.

Pensando em toda a sua experiência em carreiras, o CEO elaborou 5 dicas de como buscar e conquistar uma boa vaga:

• Pense no estágio desde o primeiro semestre

Muitos entram na faculdade postergando a hora de se estagiar. Essa não é a saída. Desde o primeiro semestre é importante buscar colocações. Pesquise sobre as exigências em comum das empresas em relação aos candidatos. Não fique preso a um nicho ou a uma companhia, hoje as pequenas e médias corporações oferecem muitas possibilidades e você pode crescer em conjunto com elas.

• Use as redes sociais
                                                                           
Entre em grupo de discussões de seu ramo de atuação, busque manter-se informado e, se possível, seja freelancer. Mantenha-se em contato com profissionais do setor.

• Me indique na sua organização
                                                                           
Seja "cara de pau", mantenha um bom relacionamento com colegas de curso e profissionais já atuantes no nicho. Lembre-se sempre de, em qualquer oportunidade, perguntar: vocês estão precisando de estagiário? Assim, a primeira pessoa a vir em mente quando alguém perguntar sobre isso será você!

• Atualize-se e mantenha um bom portfólio
                                                                           
Atualize-se com cursos. Entre nas vagas e veja os aspectos necessários para estar naquela ocupação. Um treinamento? Uma capacitação? Mostre estar atualizado.

Busque o seu crescimento
                                                                           
Quando você estiver contratado, busque crescer profissionalmente dentro da entidade onde atua. Caso o empreendimento não ofereça crescimento ou aquela função não esteja de acordo com seus gostos, fique no estágio, mas procure outras chances. Assim você garante uma experiência na área e pode servir a outros setores. Sempre aprenda algo novo, isso te abrirá oportunidades.
                                                                           
Gostou das sugestões? Aproveite e veja algumas dicas para entrevistas!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe