Palestras são uma excelente forma de educar o público a respeito de um assunto, fortalecer os valores culturais de uma empresa ou até de mostrar novos produtos e serviços. Porém, para quem se apresenta, existe o desafio em organizar as informações e lidar com o medo de falar em público. Planejar e realizar uma apresentação eficiente exige uma série de cuidados.

Nosso cérebro registra melhor as informações quando conectamos os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Afinal, com esse conjunto há melhor registro na memória e facilita a aprendizagem e, posteriormente, a transmissão do conhecimento. Na visão de Renato Gangoni, CEO da Visual Insight Studio, definitivamente, a linguagem visual tem um papel crucial. 

“O fato é, em um mercado cada vez mais concorrido, comunicar-se visualmente é estabelecer relações de qualidade. Podendo ser o ponto principal de diferenciação em relação a concorrência”, comenta. Além disso, o especialista listou mais algumas questões essenciais para garantir o sucesso nesse momento. 

Saiba o objetivo e defina o público-alvo

Pense no tema a ser tratado e analise a melhor maneira de fazê-lo, se será preciso uma abordagem mais detalhada e aprofundada do assunto. Além disso, verifique o perfil de quem participará, gênero, idade, nível de instrução, interesses e preferências.

Atenção na data, no horário e local  

Cheque no calendário os feriados e pontes para saber se isso poderá prejudicar a presença dos participantes ou então ser um diferencial para atraí-los. Dê preferência também para opções de fácil acesso e conhecidas pelo público.  

Defina parceiros e fornecedores 

Como em qualquer outro evento, pode ser demandado investimentos altos ou baixos. Por isso, é importante buscar o melhor custo-benefício, levando em consideração a credibilidade e confiança da aliança. 

Estude, ensaie e atente-se para a sua performance no palco

Existem diferentes recursos para auxiliá-lo, desde vídeos, até podcasts.  Evite textos exagerados em slides e priorize uma fala clara e objetiva. Movimentar-se também é fundamental, com moderação. 

Faça a divulgação

Com todos os pontos anteriores listados, está na hora de fazer o evento ser notado. Planeje quais são as mídias mais impactantes para ter resultados promissores.

Esteja pronto para imprevistos

Mesmo diante de tanto planejamento, acontecem centenas de empecilhos. Por isso, você deve estar preparado. Saia mais cedo de casa, tenha um computador reserva, use mais de um microfone, leve adaptadores de tomada. Pense em tudo!

Para o palestrante Paulo Leme, mesmo estando familiarizado com certo tema, antes de iniciar sua apresentação, ele repassa todas as informações relevantes. “Gosto de chegar mais cedo no local. Assim, tenho tempo para respirar e pensar nos pontos a serem abordados. Se preparar é uma etapa para manter o foco e ganhar mais confiança”, conta. 

Além disso, a experiência de Paulo revela como despertar no público certa identificação é determinante, pois a partir de suas reações é possível conduzir suas falas e colocações. “Uso dados factuais e, às vezes, até uma curiosidade sobre o tema. Mantenho um ritmo e não fica cansativo”, comenta. 

Portanto, treine bastante. Se precisar de uma ajuda, o Nube conta com o curso "Falar em Público: Encare esse Desafio", participe!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe