Para a maioria dos palestrantes, existe o desafio de organizar as informações, preparar a apresentação e lidar com o medo de falar em público. Desse modo, planejar e realizar um seminário capaz de suprir e atender as expectativas gerais e envolver os ouvintes exige uma série de cuidados.

Rodrigo Pontes estuda publicidade e propaganda na Universidade Estácio, no Rio de Janeiro. Para ele, a timidez é o principal obstáculo a ser vencido quando precisa comunicar-se com um grupo grande de pessoas. “Eu fico nervoso e isso me faz gaguejar e trocar as informações, mas venho tentando corrigir isso há algum tempo e já vejo algumas melhorias”, relata.

Pensando nisso, Renato Gangoni, CEO da Visual Insight Studio, apresenta alguns pontos os quais não devem ser ignorados na hora de ministrar um evento como esses. Acompanhe:

Saiba qual é o escopo desse projeto e defina o público-alvo
Quanto mais segmentado for esse objetivo, maiores as chances de sucesso.

Com a intenção em mente, é hora de definir o perfil dos participantes
Quem será seu ouvinte? Verifique gênero, idade, nível de instrução, interesses e preferências. Essas diferentes características te ajudarão a estipular também a introdução à sua palestra: tópicos a serem abordados, tom da linguagem e nível técnico do conteúdo.

Aposte em recursos audiovisuais
Nosso cérebro registra melhor as informações quando conectamos os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Uma informação vinda até nós pelos ouvidos, acompanhada de imagens, tem melhor registro na memória, facilita a aprendizagem e, posteriormente, a transmissão do conhecimento.

Na visão de Gangoni, definitivamente, a abordagem com recursos ópticos tem um papel crucial. “Em um mercado cada vez mais concorrido, comunicar-se visualmente é estabelecer relações de qualidade. Esse pode ser o ponto principal de diferenciação em relação a concorrência”, defende.
                
Estude, ensaie, evite texto demais e atente-se para a sua performance no palco
Existem diferentes soluções para auxiliá-lo a organizar um discurso de acordo com o seu tipo de target, como vídeos e até mesmo podcasts, por exemplo. O ideal é priorizar uma fala clara e objetiva.                

Para te auxiliar a encarar esse desafio, o Nube tem um curso especial voltado a esse tema. Para aproveitar essa oportunidade, tirar suas dúvidas e saber como se diferenciar da multidão, veja mais neste link. Agora, siga essas orientações e conte para nós em nossas redes sociais os resultados obtidos. Acreditamos em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe