O aspecto psicológico do ser humano é essencial para o bom desempenho em qualquer tarefa proposta, ainda mais no âmbito profissional, ambiente de alta concorrência. Nesse sentido, ganha importância o incentivo emocional por parte de um líder de equipe. Um elogio bem colocado tem o poder de gerar aquele esforço a mais e fazer a diferença na entrega dos resultados.

Para a psicóloga Fernanda Tochetto, ressaltar os bons aspectos de alguém deve ser feito sem moderação. “Isso vai impactar positivamente, tornar o ambiente leve e concretizar a união necessária para o time apresentar resultados extraordinários”. Tochetto baseia sua posição no padrão matemático desenvolvido pelo psicólogo e economista chileno, Marcial Losada, o qual aponta: para o empregado ser bem-sucedido, carece receber mais críticas afirmativas em relação às negativas sobre seu trabalho.

Segundo a especialista, para os colaboradores manterem um desempenho razoável de entrega, é preciso fazer três reconhecimentos favoráveis - não necessariamente verbais - para uma crítica negativa, por parte do gestor. A prática transforma a relação para o bem e deve acontecer o quanto antes possível. “De nada adianta começar a elogiar quando a pessoa não se importa mais”, conclui.

O desânimo do staff traz consequências não somente na produtividade, mas no próprio trabalhador, podendo afetar as diversas áreas de sua vida. Assim, o fator deve ser aprimorado tanto nas atividades técnicas dele, mas, na medida do possível, para evitar os impactos causados por outras áreas desmotivadas sobre o ofício do indivíduo.

Na visão de Flávia Curvelo, psicóloga de Maceió (AL), essa é uma das várias maneiras de motivar os liderados. “Políticas de desenvolvimento de pessoas, feedback, estimular os aspectos edificantes do colaborador e modificar os negativos… tudo isso é importante, pois esse retorno ao colaborador fomenta seu desenvolvimento dentro da organização”, afirma.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe