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Reskilling e Upskilling: quais os impactos em TI? 

Notícia | 25/08/2023

Ana Clara Lima

No cenário atual de rápidas transformações tecnológicas, o setor de Tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel fundamental na condução do progresso e na sustentação das operações empresariais. No entanto, o ritmo acelerado das mudanças traz desafios significativos para os profissionais, tornando essencial o conceito de reskilling e upskilling. Se você tem interesse em estagiar ou ser jovem aprendiz, descubra como essas abordagens podem ser de grande ajuda para prosperar em um ambiente em constante evolução.

A evolução tecnológica como motor de mudanças

Como bem sabemos, a inovação tem sido a força motriz por trás das modificações no mundo corporativo e na sociedade em geral. Desde a ascensão da Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e a computação em nuvem, as inovações tecnológicas têm redefinido processos e criando novas oportunidades de negócios. No entanto, essa movimentação também traz consigo a necessidade de uma força de trabalho ágil e atualizada, capaz de lidar com as demandas desse novo cenário.

O reskilling e upskilling são abordagens voltadas para a capacitação de especialistas para adquirirem ou aprimorarem habilidades específicas, alinhando-se às demandas laborais. Enquanto o primeiro envolve a aquisição de competências completamente novas para atuar em áreas emergentes, a segunda consiste no aprimoramento das aptidões existentes para se manter relevante em um ambiente em constante mutação.

De acordo com estatísticas divulgadas pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), nos próximos cinco anos, está prevista a criação de aproximadamente 800 mil empregos no setor tech. Entretanto, o Brasil forma anualmente cerca de 53 mil especialistas no ramo, resultando em um déficit expressivo de 532 mil pessoas aptas para atender a demanda da indústria. “Nesse sentido, essas habilidades ganham ainda mais importância em áreas como a de tecnologia, no qual sobram vagas por falta de profissionais qualificados”, pontua Mauricio Bitencourt, gerente da TACK TMI.

Tendo em vista o alto fluxo informacional, as companhias tentam se adequar a esse nível cada vez mais competitivo pelo globo, necessitando de um quadro igualmente preparado e atualizado. “A demanda não está ligada somente ao avanço da tecnologia, mas também à diversidade de experiências das gerações atualmente no mercado de trabalho, por muitas vezes, com diferentes culturas por conta da expansão geográfica antes vista como uma barreira no mundo corporativo”, reforça Bitencourt. 

Qual o impacto das lideranças no setor?

Conforme uma pesquisa conduzida pela McKinsey, as corporações aumentaram a sua ênfase nas soft skills: metade das empresas participantes do levantamento priorizaram habilidades como liderança e 48% destacaram o pensamento crítico como uma competência essencial para os profissionais. Apesar dessas qualidades serem aprendidas ao longo da vida, também podem ser aprimoradas por meio de programas de treinamento.

Fica nítido, portanto, como a transformação deve envolver toda a organização, sem se limitar às hierarquias. A partir de uma cultura bem estabelecida, é possível alcançar novos patamares. “Além das técnicas, como planejamento estratégico, gestão do tempo, comunicação eficaz, resolução de conflitos e delegação, o líder de alto impacto precisa inspirar e motivar suas equipes, buscando constantemente promover mudanças positivas dos quais permitam o pleno potencial dos times e, por consequência, geram resultados”, comenta Rafael Miranda, co-fundador e CRO da Impulso.

Segundo uma pesquisa realizada recentemente pela AMCHAM, 71% dos participantes indicaram como a pandemia teve um impacto direto em sua abordagem à gestão de pessoas ou levou-os a reavaliar seu estilo de condução. Essa nova perspectiva está profundamente entrelaçada com a necessidade de alinhá-la com propósitos, pessoas e valores gerados por meio das atividades laborais. Como nunca, é preciso encontrar uma maneira de incentivar o desempenho do staff e apoiar as particularidades de cada um. 

Nesse contexto, a acelerada evolução tech exige uma tomada de decisões em um espaço altamente instável, sendo de suma importância adotar uma postura adaptável às novidades. “É fundamental estar atento às necessidades de descanso das equipes, evitando ultrapassarem seus limites. Uma liderança de alto impacto e responsável deve ser sustentável e compreender a relevância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”, reforça Miranda. 

Qual o impacto da capacitação no mercado de trabalho? 

Torna-se evidente, portanto, como a natureza dinâmica e imprevisível do cenário tecnológico fazem do aprendizado e a adaptação contínuos peças primordiais para o sucesso a longo prazo em TI. Quem se apega a habilidades ultrapassadas correm o risco de se tornarem obsoletos, enquanto os trabalhadores focados nas skills de aprimoramento estão bem posicionados para prosperar.

Para os profissionais, essas abordagens podem abrir novas oportunidades de carreira, elevar a empregabilidade e proporcionar um senso de realização ao dominar novos talentos. Para as organizações, um time qualificado pode impulsionar a inovação, melhorar a eficiência e preparar a empresa para enfrentar desafios futuros. As instituições de ensino, por sua vez, têm um papel crucial em oferecer programas de capacitação para dar conta das necessidades em constante evolução do mercado de trabalho. 

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