Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-temas-de-atualidades-para-o-enem

5 temas de atualidades para o Enem 

Notícia | 20/08/2019

Layane Bittencourt

Estudar os principais acontecimentos do Brasil e do mundo é ponto importante para alcançar uma nota satisfatória no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Questões sobre atualidades podem ser cobradas nas provas. Por isso, é fundamental ficar atento às notícias!
 
De acordo com o professor de Atualidades do Curso Poliedro Campinas, Daniel Simões, o estudante não será cobrado pela novidade de um fato, mas pelo seu conhecimento. “Nenhuma prova vai testar se o aluno tem as informações mais recentes, mas vai verificar se existe domínio das circunstâncias, como causas, implicações e protagonistas envolvidos”, afirma.
 
Por isso, segundo o docente, é preciso ficar atento e acompanhar ao noticiário. Nesse contexto, é crucial a leitura diária dos principais jornais do país, além de revistas semanais e sites internacionais filmes e documentários também são recomendados, pois auxiliam no entendimento e na fixação dos conteúdos. Assim, o especialista separou uma lista com as cinco apostas de temas para cair no Enem:
 
1. Guerra Comercial EUA x China: o conflito entre as duas maiores economias do mundo tem potencial de impactar diretamente outros países, em relação a área comercial, bélica e tecnológica.

2. Acordo de livre comércio União Europeia-Mercosul: a negociação tende a turbinar as relações entre os dois blocos. Por outro lado, os países sul-americanos terão de enfrentar a concorrência mais dinâmica dos europeus.
 
3.  Crise Venezuelana: o país envolto na ditadura de Nicolás Maduro e embates dos grupos de oposição, apresenta uma grande onda de refugiados.

4. Brexit: a aprovação criou um enorme desafio ao parlamento britânico, dividido entre os defensores da saída brusca e da parcial.

5. Reforma da Previdência: tornou-se um debate fundamental no cenário brasileiro e grupos foram mobilizados tanto contra quanto a favor da medida .

Tayssa Farias é estudante de administração na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Para ingressar na faculdade, ela realizou a prova e conta como conquistou sua tão sonhada vaga. “O Enem sempre aborda questões atuais. Por isso, sempre assistia o noticiário e pesquisava os acontecimentos pela Internet também. Além disso, me dediquei muito aos estudos para poder entender melhor e estar mais preparada”, conta.

E você? Vai prestar o vestibular? Não esqueça de ter foco e determinação. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete