Se preparar para uma prova não é fácil. Principalmente, quando se trata do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a avaliação com o maior número de candidatos do Brasil. Segundo dados apresentados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em 2021, cerca de 99 mil pessoas realizaram as questões. Com a concorrência acirrada, é imprescindível estudar bastante, mas também explorar aspectos sociais, como inteligência emocional. Sendo assim, conheça dicas e descubra curiosidades para quem vai prestar o exame. 

Infográfico - Como transformar estudos em um hábito

 

Foque nos estudos antes de tudo! Conheça dicas para transformar o aprendizado constante em hábito

Uma coisa é certa: dedicação, planejamento e foco são palavras muito presentes para quem está se organizando para o Enem. Planejar-se com antecedência, criar um cronograma de aprendizados e, principalmente, usar o tempo disponível para o grande momento a seu favor são passos vitais para todo estudante em busca de um bom desempenho. Para ajudar o vestibulando, Lucas Seco, diretor do Colégio Anglo Chácara Santo Antônio, separou algumas dicas. Confira: 

- Comece pelas matérias com maior afinidade:

Iniciar pelos conteúdos com dificuldade pode causar um bloqueio ou estranhamento. Pensando nisso, Seco recomenda para os alunos começarem pelos assuntos com maior afinidade. “Desta forma, ele pode encontrar prazer em estudar e mantê-lo”, explica.

- Vá aos poucos: 

Programe-se para aprender todos os dias. De fato, cumprir esse objetivo é uma dificuldade recorrente, pois o hábito leva tempo e esforço para ser mantido. Contudo, o diretor ressalta o quanto isso é um exercício: “um maratonista não corre 42 quilômetros do dia para a noite, isso exige treinamento. Nos estudos, acontece algo similar. No início, o jovem pode reservar uma hora de seu dia para revisitar aquilo repassado durante as aulas, fazer as tarefas e, pouco a pouco, aumentar a carga de estudo diária”, indica Seco. 

- Refaça as avaliações:

As avaliações têm um papel muito além de compor a nota média no boletim e determinar aprovações, elas servem como um diagnóstico, pois permitem a observação de em quais assuntos há deficiências de aprendizado, prevenindo de cometer os mesmos erros.

- Não deixe de lado as atividades de lazer:

Para construir um hábito saudável e eficiente é preciso compreender: para ter alto rendimento não é necessário abrir mão de hobbies, tempo com amigos e boas noites de sono. Para Seco, sem um corpo e mente sãos, o aprendizado deixa de trazer resultados. “Uma mudança na rotina é necessária, mas ela não pode ser drástica. O estudo deve ser adicionado ao dia a dia de maneira equilibrada. Uma estratégia é se dedicar às atividades escolares e revisão de conteúdos primeiro e depois estar livre para atividades de lazer”, pontua. 

- Estude com propósito:

Adquirir conhecimento não pode ser vazio de significados. Olhar para um cotidiano de aprendizados com propósito e para além de “passar de ano” faz toda diferença. Dedicar-se à capacitação traz diversas oportunidades profissionais e culturais, realiza sonhos e amplia a visão de mundo.

Recebi minha nota do Enem, e agora? 

Já idealizando esse cenário, pois quem faz o Enem espera um resultado, trouxemos algumas recomendações da psicóloga Vanessa Bizzo, professora do curso de Psicologia da São Judas. Portanto, o que fazer depois de receber a nota? Nessa hora, é comum ficar ansioso, afinal, há escolhas fundamentais envolvidas nesse número, como a instituição de ensino e o curso a ser frequentado. 

Para Vanessa, receber a consequência de tanto esforço, por vezes, pode ocorrer como uma sensação de alívio, mas também de inquietação. “A ansiedade é um sinal muito comum nessa nova etapa da vida, pois, entrar na faculdade é um momento carregado de incertezas. Por ser uma fase de mudanças significativas, comumente surgem dúvidas, medo e insegurança, afinal, agora está nas mãos da pessoa tudo imaginado sobre como será seu destino profissional”, afirma. 

Ao obter essa resposta, é essencial controlar as emoções negativas a fim de garantir decisões assertivas.  “Nessas horas, o ideal é não se isolar. Procure seus pais e familiares para conversar e dividir seus sentimentos. Fale sobre seus medos, sobre suas expectativas, de forma honesta e expressando verbalmente essa sensação ruim”, indica a psicóloga. Contar com o apoio de quem está a sua volta é vital para passar por esse ciclo. 

Vale também confrontar os pensamentos mais catastróficos, contrapondo com dúvidas realistas. “Se pergunte: “qual a pior coisa que poderia acontecer se...??”. Isso traz a dimensão do real. Afinal, nada vai acontecer de tão grave para não poder ser resolvido”, explica Vanessa. Além disso, não fantasie expectativas alheias e não carregue para si o peso da decisão de outrem. “Cada um tem a sua história e faz aquilo ao seu alcance diante das condições, dentro do possível. Pensar assim traz um alívio muito grande”. 

Para concluir seus conselhos, a professora lembra das máximas: “viva um dia de cada vez “e “o futuro a Deus pertence”. Logo, aceitar como o amanhã é imprevisível permite escolhas feitas sem uma sensação de certeza do definitivo. Permita-se experimentar novos rumos e encare os “não’s” do trajeto como parte da caminhada. Afinal, o mais importante não é o destino e sim todos os ensinamentos da jornada. 

Se você é estudante, consiga um estágio! Conheça a Feira de Estágios Nube 2022! 

Independentemente de qual o seu curso, se está estudando no Ensino Médio, superior ou nos anos finais do EJA (Educação para Jovens e Adultos), basta ter mais de 16 anos e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino para estar apto a concorrer a um estágio. Neste ano, com a vacinação em massa, o mercado de trabalho se aqueceu e não faltam ofertas em empresas renomadas. 

Se procura por uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, você precisa conhecer a Feira de Estágios Nube 2022. Marcadas para o dia 30 e 31 de agosto e também primeiro de setembro, o evento on-line oferece painéis com diversos conteúdos de experts em inúmeros assuntos, o melhor: todos com horas complementares quando assistidos ao vivo. Além disso, também trará sorteios e brindes, ou seja, você consegue uma vaga e ainda ganha para isso!
Ficou interessado? Então, garanta a sua participação se inscrevendo gratuitamente! Por fim, não se esqueça: o Nube é seu aliado para alcançar o sucesso! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe