Com as transformações na sociedade, um novo perfil de profissional entra em discussão. Afinal, quais características serão valorizadas no futuro? Cada vez mais as escolas estão procurando se adaptar a essa nova realidade do mercado, o qual não exige de seus ingressantes apenas conhecimento técnico, mas também a capacidade de propor soluções inovadoras.

Um dos caminhos adotados pelas instituições de ensino para estimular a formação de seus alunos é a implantação de aulas de empreendedorismo. A disciplina, inclusive, é um dos eixos de referência para a estruturação dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio - o qual deverá ser implementado nas escolas públicas e privadas do país até 2021.

Segundo Dudu Obregon, autor da disciplina Empreendedorismo Criativo, da Mind Makers, os estudantes podem ser estimulados a ter pensamento crítico para resolução de problemas, os quais envolvem pessoas de seu entorno. “Vários projetos transcendem a sala de aula e podem impactar outros indivíduos e ambientes, inclusive no escolar. Assim, toda a comunidade se envolve para promover soluções”, explica.

Dentre as características a serem desenvolvidas, estão:

1. Criatividade: não se trata de um dom, mas um ponto a ser lapidado. Com bom uso, todos podem construir ideias disruptivas e inovadoras

2. Planejamento: todo procedimento precisa de organização, realização de projetos e um passo a passo para a entrega ser dentro dos prazos e das expectativas.

3. Consciência financeira: é importante saber levantar investimentos, custos, gastos e buscar fornecedores.

4. Trabalho em equipe: é incentivado a colaboração, a empatia e o feedback. O mundo corporativo acontece em grupo, poucas coisas são no individual.

Mayara Leal cursa ciências políticas na Universidade de Brasília. A jovem passa o seu intuito de se destacar e demonstrar o melhor no dia a dia laboral, se colocando à disposição de seus colegas de time. Para ela, o conjunto faz a diferença, se um não consegue, todos perdem. Com essa interação com outras pessoas, ela procura se aperfeiçoar sempre. “A função de um estágio é capacitar indivíduos para o mercado, então, tento aprender o máximo diariamente”, conta.

Invista nesse ensino e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe