O mercado de trabalho está em transformação constante. Segundo o Instituto McKinsey, 800 milhões de funções serão extintas por causa das inovações tecnológicas. Assim, as carreiras também precisam se atualizar a fim de se adaptarem à nova realidade.

Apesar do cenário, muitos jovens ainda preferem as profissões tradicionais. De acordo com dados do Censo de Educação Superior, apenas dez opções ocupam quase metade das mais procuradas pelos recém-formados no ensino médio. Entre elas estão: direito, engenharia, medicina, administração e pedagogia.

Segundo especialistas, essa é uma propensão do brasileiro a escolher o aparentemente mais seguro ou levando em conta apenas o retorno financeiro. Contudo, na visão da analista de Recursos Humanos de Fortaleza (CE), Maria Andrade, esse parâmetro é perigoso. “A falta de dinamismo e desafio pode gerar desinteresse no futuro”.

Portanto, tradicional ou não, o ideal é ter autoconhecimento e se informar acerca do ofício desejado. Afinal, a frustração acarreta em diversos problemas. Uma boa maneira de aprender sobre o cargo almejado é fazer estágio. Na atividade, é possível ver na prática como as coisas funcionam, além de desenvolver novas habilidades.

Aproveite para se cadastrar gratuitamente no site do Nube e concorrer à milhares de oportunidades. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe