Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
soft-skills-e-um-plano-de-carreira-vencedor

Soft skills e um plano de carreira vencedor 

Notícia | 16/07/2019

Cláudia Giannoni

A taxa de desemprego no Brasil foi de 12,5% no trimestre encerrado em abril, atingindo 13,2 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, 32 mil pessoas entraram para o desalento,  situação de quem desiste de procurar emprego, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mercado de trabalho não está fácil e além da busca pelo emprego é preciso pensar a longo prazo. Qual o próximo passo? Como posso crescer e me estabilizar na profissão? O segredo está em como construir o plano de carreira.

Como você se vê profissionalmente daqui a 5, 10 ou 20 anos?  A maioria das pessoas não consegue traçar um plano sólido, seja por não ter conhecimento de como fazê-lo, ou por falta de informação adequada. A especialista em desenvolvimento humano Susanne Anjos Andrade, autora do best-seller “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, explica o fato de, atualmente, apenas as habilidades técnicas não bastarem. “Os recrutadores procuram quem pratica a autogestão, ou seja, sabe usar as soft skills para se relacionar e expandir seus horizontes”, comenta.

De acordo com um estudo da McKinsey & Company, quem desenvolve adequadamente as chamadas soft skills duplica seu rendimento nas hard skills. “Em outras palavras, os desempenhos escolar, acadêmico e profissional são potencializados pelas características socioemocionais como pensamento crítico, empatia, afeto, tolerância, colaboração, resiliência, positividade, liderança, comunicação interpessoal, gestão do tempo, resolução de problemas etc.”, explica Jacir Venturi, coordenador da Universidade Positivo no Paraná.

Assim, a “chave” para o sucesso está no desenvolvimento dessas competências não-técnicas, tais como: comunicação, inteligência emocional, empatia, proatividade, entre outras. “As pessoas precisam saber gerenciar os desafios, por exemplo no modo como lidam com cada cliente, se colocando no lugar dele e sabendo direcioná-lo para a solução de problemas. Tudo está em ter uma visão empresarial”, complementa a Susanne.

Como estão suas ações? Pense em evoluir constantemente e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete