Cada vez mais, planos na gaveta, como o sonho de criar uma marca ou de ter o próprio negócio, se concretizam no mercado brasileiro. No entanto, a falta de planejamento e de uma avaliação mais criteriosa pode ser um “balde de água fria” na vida de quem quer inovar e conquistar clientes no ramo escolhido.
 
Para o diretor geral da People+Strategy, João Roncati, esse alerta serve tanto para funcionários com a intenção de sair de seu trabalho, quanto para empresários com o objetivo de mudar de segmento. Ambos precisam analisar algumas questões para tomar tal decisão.
 
“Quem tem uma boa idéia não pode se antecipar e mudar sua vida profissional de uma vez, apenas porque acredita ter o melhor produto ou serviço a ser oferecido”, esclarece Roncati. Decidindo abrir uma empresa, o futuro empreendedor deve estar ciente sobre a necessidade de estudar o nicho, pesquisar o investimento ‘de partida’, entre outras ações.

O especialista ainda enfatiza a importância do planejamento. Segundo pesquisa do Sebrae sobre a causa mortis das organizações, metade dos estabelecimentos abertos no país fecham em até quatro anos, em média. O motivo principal é a falta de preparo antes de entrar em ação.

Para Roncati, essa é uma falha comum nesse meio, portanto, exige cuidado e atenção para não correr riscos. “Mesmo com entusiasmo, dedicação, vontade de encarar desafios e com uma equipe parceira, a corporação  não vai para frente. Organizar o esforço é vital”, alerta.

Ao lado de um colega de faculdade, o carioca Yuri Szaniecki,  trabalha desenvolvendo negócios no YouTube, entre eles: um mercado de moeda de videogame líder no Brasil e uma linha de roupas. O jovem se encontrou no mundo digital e diz não haver limite para a capacidade e criatividade. “A Internet permite a todo tipo de conteúdo ser apresentado, basta ter capacidade para monetizar a exposição do seu trabalho e atrair outros meios de renda”, considera.

Por isso, Roncati aconselha estar atento aos detalhes, pois eles farão total diferença no sucesso de seu negócio! Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe