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Como o RH vai ser automatizado nos próximos anos? 

Notícia | 30/01/2019

Cláudia Giannoni

Para muitas pessoas a tecnologia não interfere diretamente em um departamento cujo essencial está relacionado às pessoas. Entretanto, a TI vem se mostrando como um relevante divisor de águas na maneira como muitas companhias trabalham o RH em todo o mundo.

De forma geral, ferramentas modernas melhoram a qualidade do serviço prestado, otimizam recursos, reduzem custos e aprimoram a tomada de decisões. Ainda conseguem examinar uma grande quantidade de dados em um curtíssimo período de tempo, traçando análises preciosas e realizando ações simultaneamente.

Com base nisso, Isabel Holanda, gerente de capacitação de clientes da Fortes Tecnologia, listou as principais tendências de TI para RH em 2019. Confira:

1) Automação de processos de gestão: em qualquer setor de uma empresa, há inúmeras operações consideradas completamente burocráticas, como a realização de cálculos, avaliações de colaboradores, envio de documentos, organização e armazenamento etc. Essas atividades podem ser realizadas por computadores, sem prejuízos, pois são consideradas automáticas ou processuais. Isso gera redução de custos com materiais físicos, aumenta a segurança, diminuindo as chances de perdas e extravios de documentos, minimiza falhas humanas, potencializa a produtividade e a agilidade.
 
2) Utilização de People Analytics: é uma expressão americana traduzida como exame de pessoas. Como o nome induz, é o processo de coleta, organização de dados sobre o comportamento dos indivíduos pela tecnologia. É amplamente utilizada para auxiliar na escolha de profissionais alinhados às características da empresa, mas também pode ser usada nas mais variadas situações, como nas contratações, corte de funcionários, elaboração de programas de treinamento, políticas de remuneração, entre outros.

3) Utilização da realidade virtual: é um local tridimensional gerado por computadores e permite a manipulação de objetos, execução de ações e visualização de 360º ao redor pelo usuário. Alguns exemplos de suas aplicações são:

- Reuniões: videoconferências (por Skype, por exemplo) já estão consolidadas, mas a VR as torna mais reais e imersivas;

- Recrutamento e seleção: permite avaliar como o candidato se comporta em situações específicas, sem a necessidade de um espaço físico grande;

- Integração: possibilita a criação de experiências mais reais e práticas;

- Treinamentos: desenvolvem o potencial em equipe, além de auxiliar a identificar pontos fortes e fracos dos times.

Julian Nakasone é diretor de Soluções de TI da Logicalis, também com filial em Brasília. Para ele, a RD - Realidade Digital também entra como mudança. “É um conjunto amplo de tecnologias capazes de simular digitalmente o real. Cada vez mais presente no cotidiano, principalmente no setor de entretenimento, será adotada nos mais diversos segmentos do mercado”, explica. Para ele, o recurso tem potencial de aumentar significativamente o rendimento, pois possibilita dizimar custos e riscos.  

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