Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-passos-para-pensar-fora-da-caixa

5 passos para pensar fora da caixa 

Notícia | 29/01/2019

Cláudia Giannoni

Em um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente quem consegue se antecipar às próximas transformações. Contudo, para muitos, é difícil fazer o pensamento fluir para longe das ideias convencionais em uma rotina corrida. Pensando nisso, listamos algumas dicas.

O bom e velho "think outside the box" é o conceito de ir em busca de insights diferentes para solucionar os desafios da empresa. Trata-se de sair do senso comum e abrir-se para alternativas nem sempre encontradas no "caminho padrão". Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa e idealizadora do Trahentem®, fez uma lista com cinco passos imprescindíveis para conseguir “pensar fora da caixa”.
 
Amplie o repertório - o cérebro humano está condicionado a resolver um problema pela saída segura. Então, a primeira opção não significa ser a mais criativa. Nesse contexto, é fundamental ampliar o repertório mental. Para uma renovação de mindset acontecer, é necessário realizar tarefas fora do cotidiano, como escutar a um estilo musical diferente ou experimentar um prato novo na hora do almoço. No fim, os pontos fora da curva serão os responsáveis por ativar conexões inéditas.
 
Interaja - às vezes, uma conversa rápida com as pessoas da organização gera um conhecimento e pode agregar à solução dos desafios cotidianos. Portanto, alimente o hábito de ouvir e absorver outras opiniões.
 
Mergulhe no problema - o ideal é compreender a situação com profundidade antes de começar a destrinchá-la.
 
Respire - é indispensável reservar um período para arejar a cabeça. O comportamento diminui sensações como ansiedade e estresse. Por consequência, recarrega as energias.

Planeje seções de brainstorming - a dinâmica é ter na empresa um espaço descontraído e sem julgamentos para pesquisar, discutir ideias e trocar experiências com a finalidade de elucidar problemas específicos. A prática frequente resulta em soluções para desafios complexos.

Marcos Augusto Francisco Borges e Marcos Camargo fazem parte da Auctus de Campinas. Para a organização, é interessante construir um grupo heterogêneo para estimular cada integrante do time a romper seus limites e paradigmas, incentivando o maior número de inovações possível. “Assim, será possível criar um maior entendimento dos assuntos em pauta e um avanço na resolução dos obstáculos”, asseguram.

Agora é com você. Proponha novos caminhos, olhe por outras perspectivas e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete