Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
desperte-seu-pensamento-e-criatividade

Desperte seu pensamento e criatividade 

Notícia | 24/11/2020

Giovanna Cavalli

A criatividade não é uma habilidade natural, sabia? Nós não nascemos criativos, mas nos tornamos ao longo da vida, com muito trabalho e prática. É como aquela frase de Thomas Edison, “talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Logo, qualquer pessoa pode desenvolvê-la e há métodos e exercícios para torná-la mais presente em nossa vida. Quando conseguimos, potencializamos possibilidades, diminuindo o esforço e vivendo com mais qualidade. Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo!

Conteúdos para te ajudar!

De acordo com um estudo recente feito em parceria pela Universidade de Londres com a Universidade Queen Mary, ambas no Reino Unido, o estímulo à parte temporal direita do cérebro na “frequência alfa” é um fator decisivo para aumentar essa habilidade. Isso porque, segundo a pesquisa, tal ação inibe pensamentos óbvios na tomada de decisões, na procura de soluções e na própria capacidade de criação.

Esse talento pode ser treinado e aprimorado. Então, o Bookplay, primeira plataforma 100% brasileira de streaming de educação, listou seis conteúdos para inspirar e impulsionar essa aptidão no dia a dia, em diferentes áreas e funções. Veja:

1. Os segredos da criatividade: técnicas para desenvolver a imaginação, evitar bloqueios e expressar ideias, de Silvia Adela Kohan
Neste livro, é possível encontrar as chaves para conseguir escrever a qualquer momento, etapas do processo criativo, desde a ideia até a escrita final. Além de dicas para se apropriar de outras leituras.

2. Liderança e Criatividade em Negócios, de Edmir Kuazaqui
Para se desenvolver e evoluir, o ser humano precisa estar preparado para os desafios. Esta obra visa suprir, instrumentalizar e capacitar quem necessita de diferentes qualidades e competências para superar e conquistar novos conhecimentos e valores.

3. Curso: Talento e Criatividade no Powerpoint
Com esse curso é possível aprender, principalmente, a criar apresentações de qualidade com uma visualização mais eficiente das informações. Bem como, personalizar quaisquer tipos de apresentação do Powerpoint, de forma a atender às necessidades do negócio.

4. Audiolivro: Aumente o seu potencial criativo, de Equipe Cresça Brasil
Esse audiolivro apresenta os principais conceitos sobre o tema, ferramentas para superar os fatores de inibição e como lidar com o erro, tornando-o um aliado no processo criativo.

Em especial, esse momento tem de ser visto como um desafio. “A engenhosidade sempre busca alternativas, saídas e superação das dificuldades. É a hora de descobrir suas maestrias e se dedicar a elas”, comenta a professora, doutora, Solange Muglia Wechsler.

Anote esses insights

Além disso, a especialista em educação corporativa, licenciada em Letras, Pedagogia e História, Larissa Priscila Bredow Hilgemberg, elencou algumas dicas simples, fáceis e baratas para potencializar essa habilidade. Confira:

  • Tenha um caderninho ou bloco de notas no celular: anote todas as ideias (independentemente do quão absurdas possam parecer). Aliás, leve em conta seus pensamentos, sem julgamentos;
  • Mude pequenos hábitos e rotinas: trace outra rota para o trabalho, sente na outra ponta da mesa de jantar, fuja do padrão do cotidiano;
  • Desenvolva o raciocínio lógico e o pensamento lateral com jogos e atividades: vale responder charadas, Sudoku e cruzadinhas, fazer brincadeiras de trocar palavras ou tentar dar a maior quantidade de novas utilidades para um objeto comum. Por exemplo, se você tem uma garrafa em casa, para o que mais ela serve além de armazenar líquidos?;
  • Pense em resoluções diferentes: ao se deparar com um problema, fuja do óbvio. Arrisque-se;
  • Leia, estude, se interesse: não dá para desenvolver novas possibilidades de pensamento sem ter uma bagagem de conteúdo. Novas convicções não aparecem se mantivermos apenas os conhecimentos antigos;
  • Seja curioso: busque por outros temas! Quando foi a última circunstância na qual você fez algo pela primeira vez?

Portanto, procure por alguma coisa fora do senso comum. “Quando desenvolvemos o Pensamento Lateral, ampliamos o raciocínio lógico, deixamos as perspectivas ilimitadas e abrimos as portas para a novidade. Assim, criamos, resolvemos, conectamos histórias e princípios e solucionamos problemas”, finaliza a especialista.

Fique atento e acompanhe nosso blog e as redes sociais. Publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Como você exercita sua mente?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete