Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-preparar-para-as-profissoes-do-futuro

Como se preparar para as profissões do futuro? 

Notícia | 25/12/2018

Layane Bittencourt

Você já parou para pensar onde estará no futuro? Com as constantes transformações em nosso mundo é até difícil responder essa questão. Segundo dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2030, cerca de 65% dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental atuarão em profissões desconhecidas até o momento.

Diante desse cenário, para Morgana Batistella, gerente do programa Líder em Mim (OLEM), da Somos Educação, diferentemente das carreiras, as competências socioemocionais são atemporais. Ou seja, mesmo com as mudanças provenientes da tecnologia ou das necessidades do mercado, algumas habilidades serão ainda valorizadas no futuro. Um relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial, em 2016, listou dez principais capacidades para quem almeja ter sucesso até 2020:

- Competência para a resolução de problemas complexos;
- Pensamento crítico;
- Criatividade;
- Gestão de pessoas;
- Trabalho em grupo;
- Inteligência emocional;
- Tomada de decisão responsável;
- Serviço comunitário;
- Negociação;
- Flexibilidade.

Atualmente, elas já são consideradas um diferencial para as empresas, conhecidas como soft skills. Arison Tavares sabe bem disso. Assim, o estudante de administração, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, busca desenvolver cada uma para manter o foco e concretizar os seus objetivos. “Me preocupo com essas questões,  porque elas são a base para manter um ambiente de trabalho fluido e de qualidade, com entregas dentro do prazo e com comprometimento geral”, conta.

Morgana defende o papel fundamental da escola para promover a construção e lapidação dessas características. “A formação cognitiva e técnica não será mais suficiente para preparar os jovens. Há a preocupação em treinar o educando para o convívio social, bem como para uma jornada de sucesso, capaz de atender as expectativas do mercado e das empresas na próxima década”, revela.

Bem preparado, o jovem conseguirá agir com mais segurança diante da volatilidade, incerteza e complexidade de um mercado em constante transformação.

Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete