Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
planeje-a-carreira-conforme-suas-habilidades

Planeje a carreira conforme suas habilidades! 

Notícia | 20/06/2023

Ana Clara Lima

Desde sempre, a escolha de uma profissão geralmente é pensada para a vida toda, sem a possibilidade de mudanças. Não obstante, essa fase da vida é marcada por muitas dúvidas e inseguranças, principalmente na hora de decidir qual faculdade cursar. Contudo, é cada vez mais comum nos depararmos com a dificuldade de se encaixar nas variadas áreas de atuação no mercado de trabalho. Afinal, tudo isso envolve planejamento e estudo em meio ao medo de seguir a razão ou os instintos. Sendo assim, fique por dentro de como identificar a sua principal área de interesse no ambiente corporativo!

As escolhas em prol da satisfação profissional!

Comumente, os indivíduos levam anos em busca da função na qual faz seus olhos brilhar e, muitas vezes, esquece de aprender a gostar de suas tarefas atuais. Tendo isso em mente, avalia-se como esse é ponto essencial para obter sucesso na esfera profissional. Com o passar do tempo, desenvolve-se um senso de pertencimento com determinadas funções, sendo elas as grandes responsáveis por fazer alguém trocar ou não de segmento. 

Nesse contexto, é necessária muita resiliência para compreender exatamente onde estão nossos dons. Sobretudo, é relevante ressaltar como nunca é tarde para correr atrás das metas pessoais. “É preciso ter uma mente aberta e entender como, muitas vezes, a vida trará oportunidades das quais, inicialmente, não parecem se encaixar com nossos objetivos. Em dado momento, será possível notar como algumas decisões são cruciais para estabelecer uma carreira estável em um mercado tão competitivo”, comenta Alexandre Slivnik, diretor executivo do Ibex – Institute for Business Excellence. 

Inclusive, as prioridades dos trabalhadores mudaram ultimamente. Diferentemente das outras gerações, agora a remuneração não é o benefício principal da população. Como nunca, o bem-estar tem atingido um patamar expressivo na realidade das pessoas. “O dinheiro  é uma consequência da paixão colocada no nosso trabalho. A sua escolha profissional deve te envolver, fazer pensar e, acima de tudo, sentir se alcançou ou irá alcançar o sucesso em alguma hora”, reforça o especialista. 

Dicas para encontrar a carreira dos sonhos!

De acordo com relatório Protegendo o Futuro do Trabalho, 53% dos brasileiros querem mudar de profissão após a pandemia da Covid-19. Já para 50% deles, o principal motivo é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Enquanto isso, 49% estão em busca de um salário mais alto e 31% de uma função mais significativa. Fica nítido, portanto, como encontrar-se no mercado de trabalho é fundamental para o bem-estar dos trabalhadores.

Analise suas competências e interesses: o primeiro passo é colocar o autoconhecimento em prática. Com isso, é possível identificar exatamente o melhor caminho a ser seguido, trazendo satisfação profissional e um bom posicionamento no mercado. “Antes de começar a escrever seu currículo, é importante avaliar suas habilidades, interesses e objetivos de carreira. Pense em suas naquelas transferíveis e como elas podem ser aplicadas na nova jornada na qual você deseja seguir”, destaca Madalena Feliciano, gestora de carreira. 

Acompanhe as tendências do mundo corporativo: a partir de uma pesquisa sobre as novidades mercadológicas, obtém-se informações relevantes para direcionar-se em uma determinada profissão. Ao entender quais características e vivências são valorizadas pela empregadora, é viável preparar um curriculum vitae compatível com a vaga e treinar para a entrevista ou teste prático.  

Foque nas habilidades transferíveis: quando for se candidatar a uma oportunidade, é fundamental apostar nas aptidões além das hard skills, pois os recrutadores têm priorizado cada vez mais as soft skills. “Essas habilidades podem incluir habilidades de comunicação, liderança, resolução de problemas, pensamento analítico, criatividade, adaptabilidade, trabalho em equipe, organização, gerenciamento de tempo, habilidades de TI, entre outras”, complementa Madalena. 

Aposte nas suas realizações: ao se apresentar para o selecionador, é interessante citar não apenas os cargos anteriores, mas todos os feitos e resultados em diversos aspectos da vida. Isso ajuda na demonstração de proatividade e na conquista de objetivos significantes dos quais podem agregar para a empresa em questão. Seja com projetos acadêmicos ou sociais, o seu perfil pode ser evidenciado com simples ações de destaque ao longo da sua história. 

Adapte o currículo para a nova jornada: uma conduta de grande impacto e personalizar o CV de acordo com a área de atuação ou cargo almejado. Cada corporação conta com um determinado fit cultural e é preciso atentar-se a isso na hora dos processos seletivos. A partir de um alinhamento com os valores e necessidades da firma, aumentam-se as chances da tão sonhada contratação acontecer. 

Disponibilize uma carta de apresentação: muito além da apresentação de um certificado com as experiências, um texto introdutório e personalizado definitivamente comprova a motivação e entusiasmo com as novas perspectivas. No final das contas, isso ajuda na confirmação de interesse sobre a vaga e fortalece o quanto você pode contribuir para o time

Recapitule e corrija cuidadosamente: antes de enviar o documento, deve-se ter certeza da existência de erros ortográficos ou gramaticais. Nessas horas, contar com a ajuda de alguém é primordial para o recebimento de alguns feedbacks e sugestões. Essa preocupação vale a pena, pois evita deslizes banais e consolida-se uma boa imagem do candidato.

Formate o CV com um olhar profissional: por meio de uma fonte fácil de ler e um design limpo, encontra-se o equilíbrio. Sim, é possível deixar um currículo atrativo de forma simples e direta. Além disso, é relevante fazer algo fácil de imprimir ou digitalizar. “Lembre-se de como a transição de carreira pode ser um processo desafiador e uma oportunidade emocionante para explorar novas possibilidades, e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais. Com a pesquisa e o planejamento adequados, você pode realizá-la de forma bem-sucedida e alcançar o sucesso em sua nova trajetória”, conclui a gestora de carreira.

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube acredita no poder da satisfação profissional!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete