Liderar é um comportamento complexo. Afinal, é exigido do indivíduo inúmeras técnicas, conhecimentos e experiências. No entanto, nem sempre essas competências nascem com a pessoa, elas podem ser adquiridas com o tempo.

Segundo Madalena Feliciano, coach de carreiras e diretora da Outliers Careers, as empresas mudam muito de acordo com os seus gestores e a forma como cada um exerce sua função. “Quem ousa ser e fazer diferente, se importa verdadeiramente com o grupo e entende a importância de buscar o melhor de si mesmo, apresenta resultados de destaque”, explica.  

Para ajudar a chegar lá, de acordo com a especialista, há quatro características necessárias:  

1. Criar um ambiente de segurança: o colaborador aumentará o seu desempenho em um clima confortável de trabalho. Se houver confiança, ele conseguirá agir.

2. Ter uma boa comunicação: o ideal é aprender a ouvir e compreender cada indivíduo para construir uma canal de conversa claro, positivo e afirmativo.

3. Caminhe junto com a equipe: para atingir o máximo do potencial de cada um, você deve ser o exemplo e estar lá com eles. Ou seja, guiando-os e não apenas estabelecendo ordens. Seja parte do grupo!

4. Viva no presente e tenha foco no futuro: é saber manter a visão estratégica rumo ao êxito, ter prazer na sua profissão e acostumar-se a inspirar a partir do seu próprio comportamento. Para então, realizar o serviço com excelência.

Josélia Lima é estudante de direito no Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, em Campinas e um de seus objetivos é assumir uma posição mais elevada. Inclusive, a jovem destaca qual seria o ponto de partida para atingir o sucesso: o diálogo. “O líder deve se impor, sem ser autoritário”, comenta.

Portanto, para obter adesão verdadeira do seu time e alcançar os objetivos desejados, o superior precisa do comprometimento, motivação e engajamento de cada colaborador da empresa. Invista em si mesmo para o desenvolvimento de todos. Boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe