A experiência de receber feedbacks pode ser desconfortável. Afinal, ninguém gosta de receber críticas, inclusive, se elas forem negativas. Contudo, esses encontros são fundamentais no ambiente de trabalho, pois ajudam no rendimento diário. Fique tranquilo, é possível dar uma devolutiva sem sofrimento e de forma eficaz. Saiba mais!

Segundo Elaine Mardegan, psicóloga e coach, de Campinas, muitos líderes com o receio de receberem um comportamento defensivo do indivíduo ou de causarem prejuízos ao relacionamento na equipe, sabotam a reunião. “Esse é um fato involuntário, inconsciente e subproduto de estresse. Assim, corre o risco de prejudicar a performance do time”, aponta.

Contudo, há uma boa notícia para as conversas serem mais descomplicadas. Para a especialista, é necessário observar a maneira e as questões elaboradas para desenvolver o retorno negativo. “Ao mudar a mentalidade, você pode aumentar  as chances para o processo ser um sucesso, com conversas produtivas e sem prejudicar as relações”. O resultado apontará para melhorias reais no desempenho de todos.

A especialista recomenda realizar uma reformulação no processo. “O enquadramento restritivo não só torna a comunicação mais estressante, mas também aumenta a probabilidade de comprometer a sua credibilidade”. Para ela, é fundamental o líder se preparar e treinar para esse momento, considerando explicações alternativas para os comportamentos observados e evitar as conclusões precipitadas.

A coordenadora de Eventos, Patrícia Reis, prefere destacar os acertos primeiro e depois apresenta os pontos de melhoria. Para ela, o papel do gestor aqui é buscar o desempenho máximo dos colaboradores e mostrar a cada um o seu potencial. “Ao fim, eles ficam satisfeitos por serem reconhecidos e se motivam para aumentar os aspectos positivos”, conta.

Para Elaine, quando o superior apresenta sua análise de forma honesta, sem julgamentos e com uma abordagem flexível, o funcionário se engaja e enxerga a relevância na situação. “Chefes podem superar esses obstáculos, reconhecendo-os e tornando-se mais conscientes e atentos na hora de tomar decisões”, finaliza.

Enxergue esse momento como uma oportunidade para a troca de experiências e autoanálise, buscando constantemente a excelência em suas atividades. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe