Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
feedback-ferramenta-para-o-desenvolvimento-coletivo

Feedback: ferramenta para o desenvolvimento coletivo! 

Notícia | 05/09/2023

Ana Clara Lima

Em qualquer ambiente, seja ele corporativo, educacional ou social, o feedback assume uma função de destaque no crescimento individual e coletivo. Afinal, trata-se de um processo de comunicação responsável por fornecer insights valiosos sobre desempenho, comportamento e resultados, permitindo ajustes e melhorias contínuas. Sendo assim, compreenda como uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento de estagiários e jovens aprendizes, promovendo a eficácia, a colaboração e o aprimoramento em diversos contextos.

A cultura avaliativa pode ser vantajosa

Antes de tudo, é preciso ter em mente como essa é uma via de mão dupla. Ele não apenas fornece informações e avaliações, mas também cria uma oportunidade para reflexão e ajuste. Independentemente do espaço, seja ele uma companhia, uma sala de aula ou um grupo comunitário, a troca de apontamentos bem-intencionados tem o potencial de catalisar mudanças pertinentes. Logo, não deve ser visto como crítica, mas como uma chance de evoluir.

Para motivar os mais variados setores, é imprescindível cultivar uma filosofia empresarial em prol de um clima seguro no qual as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões, fazer perguntas e buscar o aperfeiçoamento. “Dois pontos essenciais ao sucesso de uma equipe são o autodesenvolvimento e o engajamento coletivo, ambos têm origem nessa ferramenta, muitas vezes negligenciada”, comenta Vinícius Guarnieri, escritor, palestrante e fundador do Item Brasil. 

Além do contexto laboral, também é indispensável na construção de relações sociais saudáveis. Em amizades, famílias e comunidades, a habilidade de dar e receber devolutivas edificantes pode fortalecer os laços e resolver conflitos eficazmente. Demonstrar preocupações, elogios e sugestões respeitosamente pode evitar mal-entendidos e fortalecer a conexão entre as pessoas. “O mais relevante em um gestor é saber criar uma cultura de em uma equipe, visando à melhoria do desempenho individual e coletivo pelo valor inestimável no longo prazo para a organização", reforça Guarnieri.

Forneça um feedback certeiro!

Conforme o estudo FIA Employee Experience, baseado na escuta anônima de 150 mil indivíduos em 300  corporações brasileiras, o feedback é percebido como algo vital pelos funcionários. Do total, impressionantes 88% afirmaram como esse momento desempenha um papel crucial no progresso profissional. Tendo em vista a importância dessa metodologia no meio corporativo, selecionamos cinco dicas para colocá-la em prática de modo certeiro. Veja!

Infográfico de tópicos

Desenvolva a comunicação empática: desenvolvida pelo psicólogo dos Estados Unidos, Marshall Rosenberg, a Comunicação Não-Violenta (CNV) envolve competências capazes de aprimorar a conexão interpessoal por meio da compaixão e da empatia. Esse método consiste em expressar um tema de forma humanizada e estar receptivo às perspectivas da situação, mesmo quando conflituosas, como pontuar as condutas de otimização para alguém. Para alcançar essa meta, é essencial adotar uma postura comunicativa abrangente nas firmas, incorporando aos diálogos elementos como clareza, transparência, respeito e serenidade, com o intuito de minimizar possíveis ruídos. Assim, conta-se com um caráter menos mecânico e mais consciente, alinhando-se às percepções e necessidades do momento.

Aponte os tópicos com neutralidade: é vital essa abordagem ser conduzida de maneira isenta de julgamentos ou críticas por parte do líder, mesmo quando o funcionário possa ter cometido algum deslize. "É crucial não colocar o colaborador na posição de defesa, ou seja, na qual ele se sinta recriminado por algum erro. Basta mostrar o assunto a ser abordado. Há uma diferença clara entre dizer 'quero falar do fato de você ter chegado atrasado nas últimas semanas', e falar 'você parece não levar a sério o trabalho aqui na empresa'”, destaca Carol Castro, criadora do método HOP (Human and Organizational Performance - Desempenho Humano Organizacional).

Expresse seus sentimentos em relação aos fatos: um insight valioso é ter noção sobre a importância do gestor compartilhar suas próprias emoções relacionadas à temática em discussão. Contudo, deve-se ressaltar a necessidade de habilidade ao expressar essas sensações perante o caso em foco, proporcionando consciência do impacto emocional gerado. “Se eu preciso falar sobre um assunto, é porque ele causa algo em mim. Nessas horas, por exemplo, o líder tende a falar do outro e não dele mesmo. Todavia, quando ele comunica seus sentimentos, como tristeza, angústia, frustração ou desapontamento sobre a adversidade abordada, ele cria uma conexão com o colaborador", acrescenta Carol.

Planeje as necessidades futuras: após a exploração das emoções envolvidas, surge a relevância de projetar uma ação positiva para o futuro. Isso é, destacar quais são suas expectativas em relação às próximas etapas. Nessa circunstância, é primordial evitar retomar o problema, de modo a evitar uma postura defensiva por parte do interlocutor. Como nunca, a ênfase no objetivo demonstra a intenção de promover upgrades de maneira construtiva e favorável, sem causar desconfortos.

Faça um pedido pessoal e direto: a liderança precisa considerar o impacto da mudança de atitude por parte do membro da equipe. Desse modo, é apropriado expressar isso como um pedido pessoal, de um indivíduo para o outro, sem necessariamente vinculá-lo diretamente à entidade. "Isso torna a comunicação mais humana e menos institucional", conclui a criadora do método HOP.

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e confira nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube acredita no crescimento profissional a partir de feedbacks!

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe