Uma das coisas mais importantes no trabalho em equipe é compreender o funcionamento dos processos e dos profissionais. Caso algo não esteja operando da forma esperada, é fundamental buscar o motivo pelo qual há essa interferência. Por isso, a importância do feedback sobre o trabalho desempenhado é essencial nesse momento.

Segundo Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers e presidente do Instituto Profissional de Coaching , as devolutivas negativas sempre proporcionam algum tipo de carga emocional ao avaliado, por mais direta e precisa seja a resposta. Contudo, é necessária atenção para julgamentos pessoais não serem incluídos na avaliação, para não causar inibição.

Assim, o líder precisa trabalhar com estratégias para ousar ser e fazer diferente, se colocando no lugar dos seus liderados e ganhando sua confiança. “Ele deve realizar um retorno propositivo, entendendo a importância de buscar no seu interior o melhor de si mesmo para extrair o de cada um”, explica Madalena.

Alguns passos tornam a tarefa mais simples e eficaz. Entre eles, a especialista indica começar elogiando e depois apontando uma atitude não tão percebida. “Especifique o fato, seu impacto e consequências para buscar uma solução. Finalize com: ‘eu confio em você’ ou ‘estamos juntos para qualquer dificuldade”’, pontua.  

Da mesma forma, é importante estar aberto a ouvir também um comentário sobre si mesmo. Layra Boechat é estudante de administração na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Para a jovem, a ferramenta é fundamental para o seu desenvolvimento, pois é capaz de enxergar os pontos fortes e também os de melhoria. “Quando a gente recebe um feedback temos uma visão imparcial dos aspectos a serem corrigidos. A partir disso, basta criarmos nossos meios de chegar até esse objetivo”, conta.

Além disso, o melhor nesse momento é agradecer e refletir sobre as questões trazidas pelo colega de trabalho. Afinal, essa medida tem como objetivo potencializar a produção e desempenho da equipe, a fim de criar um bom relacionamento entre o time.

Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe