O domínio da língua portuguesa é um ponto indispensável para quem busca uma vaga. Afinal, muitos candidatos perdem oportunidades por não se atentarem a esse aspecto. Segundo pesquisa do Nube, 46% dos jovens são reprovados em processos seletivos pelo uso incorreto do idioma. Saiba mais!

Para Érika Cinegaglia, psicóloga e gestora de RH, do Rio de Janeiro, esses erros estão relacionados com a crescente falta de leitura, mesmo com a Internet sendo uma facilitadora ao acesso. Para ela, hoje, o jovem vê a prática apenas com um “passar de ano”, tornando a atividade como obrigação. A consequência é o desinteresse.  

Em contrapartida, o meio digital e as redes sociais também influenciam esse aspecto. “A linguagem, as abreviações e as hashtags, manifestam a necessidade de cada vez mais escrever e expressar as coisas utilizando menos caracteres possíveis. A famosa ideia de mensagens instantâneas”, explica a especialista.

Contudo, como os recrutadores avaliam essa questão? A forma como escrevemos pode dizer muito sobre nossa personalidade. Érika exemplifica: “os equívocos informam se a pessoa faz as coisas com atenção, sua dedicação nos estudos, entrega de tarefas de forma zelosa e, claro, como ela age nas mídias sociais”.

Para as empresas é fundamental observar esses comportamentos, pois isso impacta a corporação. “Caso esse candidato venha a redigir algum documento dito como oficial, com esses descuidos, pode trazer prejuízos à empresa, a qual pode ficar mal vista”, aponta. Gabriella Fornagieri é estudante de relações públicas e tem cuidado ao se comunicar, mas confessa: “acho muito constrangedor cometer erros, mas uso muitas gírias fora do trabalho”.

O segredo para não cometer deslizes e conquistar a tão sonhada vaga é criar o hábito de ler. “Pode ser alguns minutos todos os dias, isso fará diferença”, indica. Além disso, é fundamental fazer uma revisão. Leia e releia e entenda qual mensagem o seu texto está transmitindo. Por último, não se martirize se deixar algo passar. “O ideal é saber diferenciar como e com quem falar”, finaliza.

E você? Tem feito bom uso de nosso idioma? Se atente a isso e boa sorte em sua jornada!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe