Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
garanta-sua-presenca-em-entrevistas-de-estagio

Garanta sua presença em entrevistas de estágio 

Notícia | 27/02/2023

Pedro Fagundes

Já ficou frustrado por não conseguir chegar até a etapa de entrevista de uma oportunidade de estágio, aprendizado ou CLT? Infelizmente, esse problema é um dos mais comuns, perante o mercado de trabalho. O momento de envio de currículos – o qual precede as conversas com a gestão –, conta com a participação de milhares de aspirantes. Essa quantidade exacerbada impede uma revisão minuciosa por parte das equipes de recursos humanos. Dessa forma, utiliza-se – em parte considerável dos casos – softwares responsáveis por filtrar palavras chave, as quais, teoricamente, indicam a qualificação do concorrente. Quer descobrir como maximizar sua visibilidade e prosseguir em recrutamentos? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Elaboração de um currículo atrativo

A montagem de um curriculum vitae (CV) é, inevitavelmente, o ponto basilar para o sucesso profissional de um estudante. Portanto, esse item requer atenção redobrada. Faça chuva ou haja sol, trata-se de um elemento classificatório. Ou seja, atua como uma espécie de cartão de visitas para a empresa contratante. Portanto, organize-o da melhor maneira possível. Para isso, ele deve ser o mais completo e conciso. Logo, precisa conter todas as referências e exagerar no gasto de caracteres. O segredo está em economizar espaço por meio da utilização de palavras-chave e usufruí-las para atrair o ATS (Applicant Tracking System). Parte das companhias usam desse sistema para filtrar candidatos conforme suas habilidades. O intuito sempre será ser visto por essa ferramenta

A analista de RH do Estadão, Izabela Oliveira, conta quais recursos podem auxiliar na missão de garantir a visibilidade do recrutador. “Lembre, sempre, de explicitar suas competências. Escreva-as na íntegra! Nessa primeira fase, para avançar, você depende, somente, dos dados presentes na folha. Então, trate de preenchê-la adequadamente. Descreva cada uma de suas atividades, não poupe esforços. Por último, quando formular explicações, abuse de palavras comuns e genéricas. O objetivo é tornar-se um alvo fácil para o crivo”, delimita. Ademais, atente-se à maneira como seu conteúdo é disposto na tela. Uma diagramação bem organizada tem o poder de brilhar aos olhos de quem a analisa

Segundo o analista de seleção do Nube, Vitor Santos, a valorização da estética, apesar de complementar, torna o seu repertório mais atrativo. “O layout, sem dúvida, irá contar bastante para quem o vê, mas jamais ultrapassará a importância do assunto. No mais, evite colocar textos muito extensos. Ultrapassar as duas laudas já foge do adequado. Tome cuidado com exageros, o intuito é ser autoexplicativo, os detalhes você trará, posteriormente, na entrevista”, pontua. A aplicação de uma foto, por sua vez, é um tema devidamente contestado. Izabela, por exemplo, recomenda evitar o risco de fornecer uma figura inadequada à organização. Na dúvida, foque em elaborar um material informativo e agradável visualmente. Deixe as selfies para depois de sua aprovação.

 

Encontre a vaga certa

Com o currículo pronto, é preciso jogar-se à Internet e ir em busca das melhores alternativas. Tudo deverá ser feito com planejamento. O fator central para sucesso reside em um vocábulo: frequência. As janelas de oportunidades abrem e fecham muito rapidamente. Sem agir constantemente, a sua presença pode passar despercebida. “Determine a cada quantos dias você irá mergulhar nas ofertas. Sério, cinco minutos podem mudar sua carreira. Inscrever-se prontamente nos programas já aumenta suas chances de ser notado por um gestor. Organize-se!”, reforça Izabel. Assim como evidencia a analista, cadastrar-se prontamente significa colocar o seu nome acima dos demais, na hora de uma revisão.

A partir dos resultados da procura, trate de traçar suas preferências. Evite gastar energia em locais onde você não se encaixa. Isso apenas irá te desgastar e ocupar a posição de uma oportunidade ideal. “Quando for consultar, procure saber qual o conhecimento técnico requisitado pela organização. Como são as operações da área? Eu me encaixo nesses critérios?”, questiona Santos. Disputar posição em um lugar onde você “deu match” prova-se extremamente eficaz. Com seletividade, pode-se dar ao luxo de doar-se em cada processo. A caminhada até o último passo é longa, ocupa a agenda e demanda empenho. Portanto, apegue-se, somente, às jornadas corretas.

Quem se planeja, jamais deverá pecar pelo excesso. Ou seja, antes da conversa com o RH da corporação, procure maneiras de demonstrar o seu interesse. “Entre em contato com o recrutador. Redija no LinkedIn uma mensagem e expresse suas ambições e vantagens. O não você já tem. A parte mais difícil de ingressar em um estágio é deixar de ser ignorado. Logo, utilize cada um dos instrumentos a sua disposição para vencer essa barreira”, insiste a analista. Um critério requisitado por qualquer empregador é a vontade. Logo, demonstre-se apto a aprender, se reinventar e tocar conforme a banda. Esses atributos podem — e devem — ser transmitidos desde o primeiro contato. Exale o seu desejo e reivindique o espaço.

 

Assegure o pré-entrevista

Segundo o levantamento de 2022, realizado pelo Nube, 83,5% dos participantes são reprovados por notas baixas na prova de um idioma. Acredite se quiser, os dados não se referem ao desempenho em dialetos estrangeiros, mas ao português. A língua portuguesa, à primeira vista, não deveria ser impedimento para nenhum braisleiro nativo. No entanto, o pleno domínio sobre ela é considerado uma raridade. Saber falar e escrever consoante à norma culta são, hoje, dois diferenciais imprescindíveis para se ter dentro do mercado de trabalho. Logo, tenha atenção e estude. A primeira razão para a sua classificação está presente no bate papo do dia a dia.

Com inscrição feita, currículo enviado e gramática nos trinques, chegou a hora de conhecer melhor o contratante. “É imprescindível o candidato buscar a fundo elementos sobre a firma. Só assim, ele poderá avaliar se os valores e propósitos correspondem com os seus. A partir disso, ele terá mais facilidade para se encaixar nela”, destaca o recrutador. Ademais, adquirir sapiência sobre os principais afazeres do estabelecimento serve como bagagem cultural. Tais informações podem ser usufruídas a fim de ratificar sua curiosidade. Quem está em movimento — e mostra isso —, na cabeça de quem seleciona, está suscetível a permanecer em evolução. Portanto, encontra-se pronto para absorver ensinamentos e fornecer resultados. 

 

Gostou das indicações? Então, aprenda a potencializar a visibilidade do seu repertório, pleiteie um espaço de prestígio no mercado e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para garantir a oportunidade dos seus sonhos é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube indica caminhos, torce pela sua carreira e deseja uma boa entrevista!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete