Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
selecione-os-melhores-candidatos-para-o-seu-negocio

Selecione os melhores candidatos para o seu negócio 

Notícia | 07/03/2023

Pedro Fagundes

Sua empresa pretende renovar o cotidiano de atuação? Nessas horas, recorrer ao mercado de trabalho desponta como a solução ideal. Todavia, não basta se lançar ao meio sem nenhum plano para sanar as dores. Quando o tema é inovação, o segredo está, justamente, na procura por estagiários e jovens aprendizes. No entanto, achar o profissional adequado nem sempre é uma tarefa fácil. O fato de existirem 17,2 milhões de estudantes, ansiosos para ingressar laboralmente, é fantástico, visto a diversidade de mentes à disposição. Entretanto, filtrá-los conforme as suas metas e ideais torna-se uma missão difícil de ser executada. Quer descobrir como driblar essa condição? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Análise de currículo

Antes de estabelecer qualquer contato direto com o concorrente, é de praxe descartar a maioria deles a partir da análise do seu curriculum vitae (CV). Essa etapa é essencial para a viabilidade do procedimento, pois retira uma espessa camada e deixa, somente, os mais aptos ao cargo. Entretanto, ela exige um cuidado redobrado. Por descuido da organização, pessoas bem qualificadas podem acabar eliminadas de uma vaga perfeita. A fim de evitar os riscos, o recrutador precisa se atentar em como as competências do pretendente se encaixam com os requisitos da companhia. “Por meio do CV, conseguimos avaliar o perfil técnico e as experiências de quem aplica à oportunidade”, indica a selecionadora do Nube, Alyne Alves.

Mesmo com cautela, o equívoco de uma triagem pode persistir, pois provém – por muitas vezes – de quem se inscreve. Segundo Alyne, muitos não atualizam seus currículos. As falhas são inúmeras, como esquecer de adicionar cursos complementares, não abordar vivências marcantes ou, até mesmo, deixar de fora o e-mail e telefone para contato. Esses erros inviabilizam, por exemplo, a participação de quem estaria de acordo com o perfil da instituição. “É uma pena! Infelizmente, nesse nível, por determos informações limitadas, pequenos lapsos são capazes de comprometer, derradeiramente, quem se candidata. Para combatermos a prática, devemos, também, analisar a esfera comportamental dos indivíduos”, complementa.

 

Relacionamento interpessoal

Uma mensagem pode ser transmitida a outra pessoa, tanto por meio da fala, quanto por gestos. Em um cenário de recrutamento, esses quesitos provam-se imprescindíveis para o sucesso de qualquer candidato. "Independentemente da situação, sempre nos atentamos à comunicação e postura do requerente. Esses fatores são primordiais para definir a excelência de quem disputa”, acrescenta Alyne. Tratam-se de características eliminatórias. A imperfeição na comunicabilidade e a má postura são aspectos comuns. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) traz o ponto de vista do avaliado. Conforme os dados, 29,62% (4.702 indivíduos) enxergam a utilização da linguagem informal como uma condição desclassificatória. Por isso, fuja dos desvios no português.

Do mesmo modo, a maneira como uma pessoa se porta à frente de uma equipe ou gestão também deve ser entendida como um fator crucial. Precisa ser inviável ignorar os malefícios de quem apresenta-se a um time deitado em um sofá, com os olhos virados para o celular, desatento, avoado ou, simplesmente, sem foco algum no momento presente. Atitudes como essa, demonstram desinteresse pela vaga. De nada vale investir em quem não se preocupa com a imagem passada para o próximo. Fazer-se presente em uma reunião, de maneira integral, é o mínimo a ser exigido. Tome cuidado e crive quem não se adequa aos parâmetros.

A fim de pleitear uma posição dentro de uma entidade, saber se expressar prova-se uma condição insubstituível. Obviamente, não é preciso encontrar o novo apresentador do Jornal Nacional a cada bancada. A timidez faz parte e jamais deverá ser um fator decisivo para um julgamento. No entanto, dominar a arte de colher e transportar informação, de maneira clara e objetiva, é fundamental para quaisquer ofícios. Portanto, preste muita atenção a essa característica. Uma conversa sem ruídos deixa de causar dúvidas a quem escuta. Dessa forma, diminui o tempo gasto com questionamentos e mal entendidos, proporcionando uma maior agilidade para a entrega do serviço.

 

Comportamento na entrevista

Há quem aponte a entrevista como o divisor de águas de um processo seletivo. Muitos consideram-na como tal, pois é capaz de discernir o engajado do desestimulado. Para se tomar nota, um dos principais critérios a serem avaliados é a vontade de aprender e evoluir dentro da corporação. Logo, a maneira como o bate-papo é desenvolvido seleciona, automaticamente, os mais interessados. Esse entusiasmo pode ser expresso por diferentes formas, como disposto na lista abaixo:

- Estudo prévio sobre o contratante

- Concentração integral na conferência 

- Preparação para possíveis questionamentos

- Oratória concisa na descrição de qualidades

Esses detalhes podem mudar o rumo de uma contratação. Segundo o Nube, 14,07%  (2.234 dos votantes) reconhecem o déficit de uma boa introdução  como uma das razões por trás de seu desvalimento. Já 5,86% (931 das opiniões), entendem como desconhecer detalhes a respeito do empreendimento torna-se o motivo deles serem desconsiderados. Contudo, essa percepção se contradiz, visto a notável ascensão no número de despreparados. Parte da culpa cai, portanto, nas cicatrizes deixadas pela pandemia. Por estarem em um ambiente doméstico, os participantes deixam – por várias vezes – de se planejar adequadamente. Teoricamente, sua propriedade remota remete o entrevistado a um momento de descontração, como se pudesse ocorrer de qualquer forma. 

Portanto, deve-se procurar por aqueles com preparo e em busca de oportunidades alinhadas ao seu futuro profissional. Essa fase deve ser levada a sério. Por isso, nunca deixe de valorizar quem compreende essa questão. Encontre o destaque em quem olha para você e ao seu exercício com apreço. Eles poderão ser os responsáveis por crescer e se transformar junto à firma. “Essa predisposição é perceptível no dia a dia da profissão. Fuja de quem aparece deitado, atende no meio da rua, fala gírias, utiliza do coloquialismo e, até mesmo, suma no instante da dinâmica em grupo”, finaliza Alyne. 

 

Gostou das indicações? Então, esteja atento a cada comportamento dos aspirantes, garanta uma seleção criteriosa e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para captar os melhores talentos para o seu estabelecimento é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube incentiva os processos seletivos e acompanha o seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete