Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
storytelling-e-entrevista

Storytelling e entrevista 

Notícia | 11/10/2018

Layane Bittencourt

Em qualquer etapa de seleção seja para vagas de estágio, trainee ou efetivo, a entrevista é uma etapa obrigatória. Saber “vender o seu peixe” de maneira objetiva, mas interessante, é um dos principais desafios para quem está à procura de uma oportunidade. O conceito do storytelling pode ser uma boa alternativa.
 
O termo se refere a capacidade de desenvolver uma história. Ou seja, na realidade da seleção, é narrar sua trajetória e conquistas profissionais. Para, Leonardo Gomes, gerente de seleção da Fundação Estudar, do Rio de Janeiro, a apresentação deve trazer pontos essenciais: sua satisfação em fazer uma atividade e a maneira de solucionar problemas.
 
“Quem mais se destacam durante o processo seletivo, têm a oportunidade de se apresentar para as grandes empresas”, afirma. Outra dica importante é não exagerar nos detalhes e se aprofundar em assuntos não pertinentes. O mais assertivo é ir direto ao ponto e ter o máximo de clareza possível.
 
“Lembre-se também: temos momentos de altos e baixos em todos os aspectos de nossas vidas”, enfatiza Gomes. Assim, apontar os obstáculos encontrados em seu caminho e como fez para vencê-los, mostra como você consegue superar desafios. Certamente, você ganhará pontos.
 
Além disso, treinar no espelho e repetir diversas vezes para o discurso se tornar natural, faz a diferença e te dá segurança nesse momento. Saber se apresentar foi essencial para Henrique Cassanelli, estudante de administração, alcançar sua colocação. “Quis ter o diferencial de ser o primeiro da sala a levantar e demonstrar iniciativa”, conta.
 
Na hora de participar de uma dinâmica, não esqueça de mostrar o seu potencial. Se você não tem experiências profissionais, fale sobre seus trabalhos acadêmicos, cursos complementares e participação em projetos voluntários. Seja honesto e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete