Ter um discurso convincente pode abrir portas em sua trajetória pelo mercado de trabalho. A persuasão pode favorecer o seu reconhecimento por boas ideias, capacidades de venda e até mesmo para promover seu marketing pessoal. Por isso, essa característica é imprescindível para quem busca sucesso.

Para Patrícia Lisboa, head trainer e hacker comportamental, negociar bem não é dom, é aprendizado. “Alguns têm maior facilidade, mas todos podem se capacitar para isso. Grande parte das interações cotidianas são uma série de transações com outras pessoas”, explica.

Justamente por isso, a especialista indica: “quando definimos com nossos amigos quais atividades faremos em um sábado à noite, por exemplo, estamos tentando convencê-los. Essa prática faz parte do nosso dia a dia, mas, por fazermos tão naturalmente, nem sempre percebemos”, relata.

De acordo com a consultora, se trabalhamos essa capacidade, temos mais chances de sermos bem-sucedidos e, assim, alcançarmos resultados esperados, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. “Quando compreendemos esse quesito como um processo de tomada de decisões, conseguimos trabalhá-lo a nosso favor”, expõe.

Segundo Patrícia, quem ainda não desenvolveu esse aspecto pode procurar meios de evoluí-lo. “Essa habilidade deve ser praticada sempre, sobretudo para evitar conflitos”, defende. Entretanto, ela faz uma ressalva: “para o êxito de qualquer interação, é importante haver transparência”.

Outro ponto fundamental é saber ouvir de maneira ativa. “Atente-se para as necessidades e posições dos outros. Escutá-los com atenção permite identificar oportunidades para argumentar e, principalmente, para oferecer soluções criativas e novos objetivos”, finaliza.

Tomás Weguelin cursa estatística na Universidade Estadual de Campinas e já estagiou na área. Para ele, desenvolver essa qualidade em seu perfil comportamental pode ajudá-lo a ter melhores desempenhos. “É crucial para se ter proficiência no mercado de trabalho, seja para mudar algo ou implementar uma sugestão”, conta.

Além disso, Weguelin ressalta a relevância de ter respeitado as visões dos outros, mesmo com suas próprias vontades. “É vital respeitar a todos de maneira igualitária, pois bons pensamentos e conselhos podem surgir de qualquer pessoa, independentemente de hierarquias ou aŕea de conhecimento”, conclui.

Portanto, desenvolver sua comunicação pode ser a chave para conquistar seu espaço em meio à competitividade. Sendo assim, pratique sempre a maneira como você se impõe, mas nunca esqueça a empatia de lado. Agora, o Nube quer saber: qual é o melhor meio de apresentar uma ideia para um gestor? Comente em nossas redes sociais! O Nube acredita em seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe