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Aprenda a se comunicar corporativamente!  

Notícia | 30/11/2022

Laura Pereira

Um dos principais desafios dos profissionais de sucesso é saber se comunicar. Isso porque essa competência é essencial para estagiários, aprendizes e efetivos. Em geral, quem quer permanecer ativo no mercado precisa desenvolver a aptidão de criar e cultivar uma boa rede de contatos. Nesse sentido, é possível evoluir por meio de capacitação constante. Afinal, o mais relevante é nunca parar de se atualizar e sempre buscar conhecimento. Por isso, descubra vocabulários corporativos e aprimore a sua oratória! 

É imprescindível praticar com frequência para desenvolver uma comunicação de excelência

Infelizmente, muita gente tem receio de iniciar uma interação por conta de inúmeros fatores, como insegurança de não conseguir elaborar uma oração completa. “Ninguém supera um temor do dia para a noite. Contudo, por meio de técnicas e treinamentos, é possível dominá-lo, para ele deixar de atrapalhar o desenvolvimento pessoal”, afirma a fonoaudióloga e CEO (Chief Executive Officer) do Clube da Fala, Laila A. Wajntraub. 

De acordo com um levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), o português tem se mostrado como um desafio para os jovens. Conforme a pesquisa com 27.948 respondentes, 77,5% considera ter bons conhecimentos e isso ajuda na carreira. Já 20,3% afirmam se sentir atrapalhados com as regras, levando-os a cometer pequenos erros. Por outro lado, 1,5% assume ser seu ponto fraco e diz ter dificuldades para resolver essa questão. Por fim, 0,5% destaca odiar a língua e o quanto isso tem atrapalhado a conseguir boas vagas. 

Contudo, é imprescindível enfrentar essa batalha, pois favorece em inúmeros aspectos da vida. “Atualmente, a habilidade mais valiosa no mundo profissional é o networking, não há como negar. É muito danoso deixar o medo invisibilizar as relações e impedir a criação de conexões tão importantes”, pontua Laila. 

Essa hesitação, além de atrapalhar a troca de conhecimento, impedindo diálogos enriquecedores e a criação de laços, também pode colocar a autoridade em xeque. “O nervosismo em situações simples pode gerar desconfiança nas outras pessoas e não corresponder às expectativas geradas com as informações contidas no currículo. Para manter a credibilidade, a comunicação precisa ser dominada. Não há escapatória”, completa a CEO.

Ademais, atire a primeira pedra quem nunca se apresentou no espelho, obteve a melhor performance do mundo, e quando chegou na hora de brilhar em um processo seletivo sentiu aquele famoso “branco”, por exemplo. “Se expressar de maneira clara, com um raciocínio lógico e contínuo é um dos maiores ativos buscados pelas empresas nos dias atuais”, comenta. 

Por isso, é preciso exercitar esse know-how com frequência. Segundo a fonoaudióloga, o maior motivo para a superação deve ser o desejo de agarrar as grandes oportunidades, ponderando como as emoções negativas são apenas sentimentos, como assim como a felicidade, tristeza, amor, empatia e a raiva. “Basta não deixar ser tomado para manter a postura comunicacional”, finaliza ela.

Explore o vocabulário corporativo: conheça seis conceitos recorrentes no meio empresarial! 

É preciso destacar: a pandemia acelerou a transformação digital e os últimos anos foram marcados por inúmeras mudanças no ambiente laboral. Isso trouxe aspectos mais proveitosos, como ganhos de flexibilidade no expediente, inclusão de trabalhadores de todo o mundo, espaços mais plurais, etc. Nesse cenário, os colaboradores desfrutam de melhores condições e benefícios, novos termos surgiram e entendê-los é crucial! 

Assim, inúmeros jargões surgiram e expressões exclusivas ganharam visibilidade, como officeless, anywhere office, workcation e muitos outros. Com a popularização do teletrabalho, ser fluente nesse novo vocabulário se tornou vital para o cotidiano. Para elucidar, Pamela Paz, CEO da John Richard, trouxe alguns termos recorrentes.

infográfico sobre termos corporativos.

1) Officeless - Em suma, o conceito é utilizado para designar companhias sem um espaço físico para realização de suas respectivas atividades. Neste caso, os funcionários trabalham remotamente, onde e como preferirem. Comodidade, mobilidade e confiança são as principais características do officeless e, por isso, é possível explorar novos ambientes.

2) Anywhere office - Já o anywhere office trata-se do escritório em qualquer lugar, ou seja, o trabalho pode ser realizado em uma cafeteria, restaurante ou outro estabelecimento a escolha, inclusive, em seu próprio domicílio. Esta concepção tornou-se tendência nas organizações ao oferecer independência e liberdade. Afinal, mesmo com vínculo empregatício, os cooperadores não precisam estar na sede, basta apenas acesso à Internet e aos sistemas operacionais.

3) Workcation - Também conhecido como workoliday ou woliday, dispõe da possibilidade de viajar para pontos turísticos enquanto entrega as demandas. Conhecidos como nômades digitais, o indivíduo aluga uma casa na praia ou no campo e realiza suas atividades enquanto desfruta da vista de uma paisagem paradisíaca, por exemplo. No caso do workcation, há apenas dois pré-requisitos: wi-fi e conforto. O formato possibilita uma rotina de trabalho menos estressante e mais produtiva.

4) Coworking - Essa predisposição ganhou força, pois aposta no compartilhamento de espaços. Basicamente, cada instituição usufrui do local por tempo determinado, os quais possui web e instalações físicas semelhantes ao meio corporativo tradicional. Com a ascensão do regime híbrido, muitas organizações estão apostando na criação de coworkings em regiões descentralizadas das grandes cidades. O principal benefício deste modelo é o networking para fomentar a troca de ideias, experiências, além de mais resultados e até mesmo criatividade.

5) Zoom fatigue - Segundo a plataforma Zoom, seu número de usuários aumentou em 30 vezes desde 2020. Com isso surgiu a expressão, conhecida como uma fadiga do zoom, diante da expansão do home office e, sobretudo, o excesso de videoconferências. Ou seja, este estado de exaustão se dá por conta da quantidade excessiva de contato visual durante uma reunião virtual, além do incômodo ou mal-estar em visualizar a si mesmo a todo momento na chamada. Para melhorar essa circunstância, estabelecer uma rotina organizada, dispor de horários para as refeições e pausas, é essencial para minimizar esses efeitos negativos. 

6) Burnout - Também conhecido como a “síndrome do esgotamento”, o temido Burnout está em evidência. Resumidamente, é um distúrbio psíquico caracterizado pelo excesso de estresse e tensão emocional na rotina empresarial. Esse aspecto foi muito disseminado ao longo do isolamento da Covid-19, principalmente diante da ausência de separação entre questões pessoais e profissionais, além da falta de ergonomia, um fator decisivo.

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