Com o mercado cada vez mais competitivo, muitos profissionais acabam se sentindo inseguros e questionando seu potencial. Para eles, suas realizações e feitos não são, necessariamente, tão dignos de respeito assim. Você é desse jeito? Saiba como evitar esses pensamentos!

Toda essa exigência favorece a origem da auto sabotagem, segundo a master coach Fernanda Chaud. "Quem se dedica muito para carreira e para ter uma vida considerada bem-sucedida, não valoriza seus avanços diários. Elas passam a enxergar tudo como normal. Querem sempre mais e tornam-se insaciáveis pelo reconhecimento externo", evidencia.

Na psicologia, esse comportamento aparece como Síndrome do Impostor, devido a um estudo realizado pelas americanas Pauline Clance e Suzanne Imes. Para elas, todas as pessoas passam por isso, em maior ou menor grau. “Nada é suficiente e a comparação com todos ao redor é um comportamento recorrente. O impostor não acredita no seu valor”, indica Liamar Fernandes, psicóloga e master coach da SBCoaching. Para identificar se você é um, listamos os principais sinais de quem não se sente seguro:

1. Não reconhece suas próprias conquistas;
2. Precisa falar muito sobre seu progresso para encontrar o senso de merecimento;
3. Não busca agradar-se ou comprar algo para si mesmo, por não achar ser merecedor;
4. Possui um altíssimo nível de comparação e senso de inferioridade;
5. Foca sempre na falta;
6. Não confia nas pessoas e, por isso, não constrói relacionamentos mais aprofundados por medo de descobrirem suas falhas e imperfeições;
7. Tem necessidade excessiva de controle e a falta dele gera sentimento de impotência.

A estudante de geografia, Thays Hynayara, da PUC do Rio de Janeiro, já ficou nervosa ao responder as perguntas em dinâmicas, pois sempre precisava da aprovação de alguém. “O medo do julgamento do outro trava e limita, principalmente, nessa fase de faculdade com apresentações e entrevistas de estágio”, conta. Para ela, o segredo é acreditar e conhecer bem suas capacidades para você alcançar os objetivos.

Para Liamar, o primeiro passo para combater a experiência de impostor, é pensar sobre a forma como você age e identificar o processo inteiro."É importante valorizar pequenas vitórias, ou melhor, perceber quais são elas. Compartilhar isso com o seu círculo social e interagir com as pessoas sem fazer comparações e, simplesmente, celebrá-las”, finaliza.

Por isso, se você deseja se destacar em meio a concorrência, foque em suas metas e vença os desafios um a um. Comemore seus avanços, mesmo se forem pequenos. Assim, colherá grandes frutos na sua carreira. O Nube acredita no seu talento!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe