Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
evite-a-sindrome-do-impostor

Evite a Síndrome do Impostor  

Notícia | 14/08/2023

Larissa Almeida

A insegurança é um sentimento presente em alguns instantes da vida, assim como qualquer outra emoção, ela é comum. No entanto, a sua frequência não se trata de algo saudável, principalmente, quando se trata de ações dentro da carreira, seja na aprendizagem, estágio, cargo efetivo ou até mesmo em uma posição de liderança. Em suma, essa ausência de confiança pode ser caracterizada como a síndrome do impostor. Então veja, nesta matéria, maneiras de evitar esse comportamento no meio corporativo. 

Entenda mais sobre a Síndrome do Impostor dentro do meio corporativo  

Na construção de uma carreira, essa sensação é vista como algo comum entre os indivíduos. “A falta de segurança pode ter sido um obstáculo para aproveitar grandes oportunidades. No ambiente empresarial, por exemplo, muitas pessoas têm a enfrentado. Onde passam pela sensação de serem incapazes ou desmascaradas a qualquer momento. Esse sentimento de impostor mina aos poucos a confiança em si, fazendo atividades, as quais claramente temos a capacidade de realização, não sejam feitas por consequência da insegurança”, explica Mara Leme Martins, PhD. Psicóloga e VP da BNI Brasil - Business Network International. 

De acordo com um estudo da KPMG, 75% das executivas de todos os setores já experimentaram os efeitos desse síndroma em suas carreiras. Ainda, conforme a mesma instituição, geralmente ela é diagnosticada em pessoas não brancas e mulheres, a minoria social, onde 57% delas se sentiram impostoras quando assumiram um novo papel de liderança ou se tornaram empresárias. 

Nessa mesma linha de análise, recentemente, o próprio Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube questionou, em sua página, sobre quais aspectos o público tem medo. Com uma amostra de aproximadamente 24 mil respondentes, uma parcela de 32,10% sinalizou temer falhar quando derem desafios profissionais. Apesar de não tratar diretamente do conceito anterior, tem uma ligação direta com as atitudes executadas pelas pessoas. 

Estágio: aprenda com calma e evite se sentir uma farsa 

Para quem está iniciando a sua trajetória profissional, essa impressão pode ser ainda maior, devido a ausência da experiência em determinada função ou área. Nesse sentido, buscar vagas como a de estágio podem fazer a diferença durante esse processo de aprendizado e ganho de autoconfiança corporativa. Isso porque o objetivo do programa é inserir estudantes no mercado de trabalho para vivenciarem a prática das matérias vistas em sala de aula. 

O modelo de ofício também é conhecido como ato educativo escolar supervisionado, o projeto visa acolher o público estudante. Sendo assim, para preencher espaços nesse modelo, o aspirante deve ter de 16 anos adiante e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico ou superior. Assim como no anterior, as especificidades da modalidade devem ser consultadas na própria lei n° 11.788/2008. 

Supere a síndrome de impostor com as dicas de uma especialista

Para auxiliar nessa missão e conquistar uma impressão positiva e convicta sobre você mesmo na rotina laboral, a especialista Mara Leme, deixa oito dicas fundamentais. Confira:

  1. Conheça a si mesmo, entenda em quais aspectos realmente é bom: tire um tempo para refletir sobre suas habilidades, talentos e conquistas passadas. Aceitar suas limitações e reconhecer suas qualidades é caminho potente para conquistar uma autoconfiança estável;
  2. Defina metas realistas: suas metas nesse momento precisam ser desafiadoras, mas acima de tudo alcançáveis. Entenda bem, não é para ficar na zona de conforto e sim para definir objetivos realistas. Dessa forma você poderá progredir de maneira saudável;
  3. Permita-se ficar feliz com suas conquistas: não as subestime, mesmo se elas forem pequenas. Celebrar cada sucesso irá reforçar sua autoconfiança e motivá-lo a continuar crescendo;
  4. Cuidado com a autocrítica excessiva: todos cometem erros. Não é algo ideal, mas pode sim acontecer e, antes da autocrítica, concentre-se no aprendizado proporcionado por aquela situação imposta e na correção do feito. Lembre-se de ser tão gentil e compassivo consigo, quanto é com outras pessoas;
  5. Não tente ser perfeito: a busca pela perfeição é uma armadilha perigosíssima capaz de minar qualquer autoconfiança mesmo quando esse elemento for alto. O crescimento pessoal e empresarial precisa vir de maneira saudável, assim como já dito acima o erro fará parte desse processo e o melhor a fazer é aceitá-lo como um grande amigo conselheiro;
  6. Organize sua rotina: a procrastinação e a desorganização, fazem você realizar tarefas com pouco tempo hábil e exigem muito mais do seu corpo e do seu raciocínio forçando algo não natural. Essa atitude leva você a acreditar não ser bom para aquilo quando, na verdade, sua mente está esgotada por viver sempre no limite; 
  7. Busque por networking: os momentos de troca com outras pessoas nos fazem perceber nossas capacidades e exigem um certo tom de autenticidade. A partir disso você aprende a valorizar suas peculiaridades, individualidade e, quanto mais esses pontos são ressaltados sua confiança se estabelece;
  8. Pratique o autocuidado: cuide do seu corpo e mente, priorizando, por exemplo, um sono adequado, alimentação saudável, exercícios físicos e tempo para relaxar. Quando você está bem cuidado, sua autoconfiança naturalmente aumenta.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube acredita em seu potencial, conte conosco para encontrar a sua posição de sucesso.

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe