Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-colocar-em-um-curriculo-para-estagio

O que colocar em um currículo para estágio? 

Notícia | 15/03/2022

Vinícius Lima

Quando estamos em busca da primeira experiência profissional, como no caso do estágio e aprendizagem, é comum surgirem dúvidas sobre maneiras de driblar a ausência de práticas formais. No entanto, existem outros tipos de atividades responsáveis por enriquecer o seu currículo e, muitas vezes, são ações as quais você já realiza. Veja!
                                                                              
Ter dúvidas é muito comum
                                                                              
Ana Carolina Siqueira, estudante de administração, está em busca de sua primeira vaga como estagiária. Ela não soube muito bem, no primeiro momento, a montar o documento considerado o principal meio de apresentação para as empresas: o Curriculum Vitae (CV). Esse arquivo acompanha a vida corporativa em diversos momentos. 

Durante o início da trajetória, fica a dúvida: o que é preciso escrever? “Eu sempre tive dúvidas relacionadas a isso. Só agora, já depois de dois semestres na faculdade, eu consegui entender direito como redigir de maneira correta. Eu dou uma dica para os indecisos: o primeiro passo é definir seus objetivos. Depois disso, fica mais fácil saber o direcionamento a dar para o restante”, conta. 

A consultora do  PUC-RS Carreiras, Ana Cecília Petersen, reuniu orientações para auxiliar quem está em busca de oportunidades, mas não possui vivências corporativas ainda. Acompanhe:

  1. Use os seus projetos pessoais

Estar em busca do primeiro emprego ou estágio não implica, necessariamente, em não ter bagagem válida para ser considerada. “Não apenas as passagens formais, com contratos, podem estar no seu currículo. Por isso, você deve valorizar outros tipos de projetos. Se estiver buscando uma colocação em social media, por exemplo, ter redes sociais e/ou um blog voltado para o ambiente organizacional pode ser uma maneira de mostrar as suas habilidades”, diz.   

  1. Busque por trabalhos voluntários

Muitas companhias consideram o voluntariado como uma forma do candidato demonstrar os seus valores, preocupação com o coletivo e doação em prol de outras pessoas. “Por meio disso, é possível mostrar para os recrutadores, de forma prática, como aplicar suas capacidades e competências”, orienta.  

  1. Aposte no lifelong learning

O conceito está relacionado à atitude de busca pelo aprendizado constante. “A atualização é um ótimo caminho para conseguir uma posição no mundo dos negócios. Os selecionadores avaliam se o candidato está priorizando seu desenvolvimento. É essencial entender qual é a contribuição de cada capacitação concluída para a sua trajetória”.  

  1. Viaje

A passagem em outro país, por meio do intercâmbio, é considerada um dos pontos positivos para o RH. “O contato com outro idioma, novas culturas, visão de mundo e adaptabilidade são aspectos responsáveis por tornar crescente o número de instituições em busca de pessoas com esse perfil”.  

  1. Esteja presente em eventos e faça networking

É muito importante estar presente em eventos. “São espaços capazes de proporcionar troca de conhecimento, networking e descoberta de possibilidades”. 
                                                                              
A Internet pode ser uma boa fonte de ajuda nesse momento. Afinal, o próprio Nube disponibiliza um curso gratuito - e com certificado - sobre como elaborar um CV. O objetivo é ensinar a valorizar as experiências pessoais e acadêmicas para tornar-se mais competitivo no mercado.  Conheça!
                                                                              
Quer mais sugestões? Veja algumas dicas separadas pelo Nube para você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete