Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
consiga-um-estagio-para-a-virada-de-ano

Consiga um estágio para a virada de ano 

Notícia | 21/12/2022

Pedro Fagundes

Quais são as suas perspectivas para o próximo ano? Os últimos dias de dezembro, por via de regra, são um momento pautado pela reflexão, olhares ao passo e projeções para o futuro. Aqui, identificamos os principais erros e acertos do último ciclo, os deglutimos e absorvemos seus ensinamentos. Para quem – nesse movimento de vai e vem – mira no objetivo de alcançar um estágio, essa é a hora de juntar forças e seguir em frente. Para atingir a vaga de seus sonhos, esforço, técnica e planejamento são três excelentes aliados. Quer descobrir outros itens capazes de impulsionar suas metas? Acompanhe a matéria e confira!

 

Desafios para pleitear uma vaga de estágio

Assumir um cargo laboral ainda como estudante não é tarefa fácil. A posição é chave para juntar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e colocá-los em prática no mercado de trabalho. Entretanto, certas condições socioeconômicas impõem barreiras no caminho desse desafio. Com a ausência de incentivos – sejam eles monetários ou verbais –, parte da população não consegue enxergar seu próprio horizonte ocupacional. De acordo com a pesquisa Juventudes Brasileiras, a qual ouviu mais de duas mil pessoas entre 16 e 29 anos, apenas 18% são indicadas para um ofício e somente 15% têm alcance a oportunidades do ato educativo escolar supervisionado.

A falta de acesso a instrumentos complementares ao desenvolvimento técnico é um outro fator elementar para essa defasagem. Apenas 27% dos entrevistados tiveram a chance de participar de algum curso de especialização, para aflorar o seu repertório. Do mesmo modo, a carência de uma figura capaz de nortear uma trajetória de sucesso é primordial. Sem a presença de um guia – não necessariamente no dia a dia, como um mentor, porém, ao menos, na posição de um espelho –, enfrenta-se uma realidade nebulosa e privada de respostas fáceis. Para 81% das pessoas ouvidas, esses ícones jamais existiram a sua volta para servir como fonte de inspiração.

Segundo Carla Mayumi, sócia fundadora da Talk Inc: “a realidade desses jovens é dura, muitas vezes eles precisam parar de estudar para conseguir um emprego. Quando deparam-se com as vagas, ou estão indisponíveis, ou possuem bloqueios intransponíveis, como o domínio de idiomas”. A inexperiência também desmobiliza pontes capazes de levá-los a oportunidades. "Quando falamos de inclusão produtiva desse grupo no mercado de trabalho, não podemos deixar de repensar processos viabilizados pelas organizações. Ter um programa Aprendiz, por exemplo, é fundamental para abrir possibilidades do jovem vislumbrar um futuro próximo ao ensino”, complementa Ana Franzotti, diretora de cultura e equidade da Unilever.

 

Erros e acertos em currículos

Esse cenário, pautado pela falta de formação e prestígio, corrobora para a insurgência de inúmeros equívocos basilares na vida profissional. Sem a determinação de parâmetros, a missão de elaborar um curriculum vitae (CV), por exemplo, torna-se um esforço quase impossível. Dessa forma, cria-se um ciclo vicioso onde a pessoa debilitada não consegue nutrir-se de insumos para escalar a barreira posta, naturalmente, à sua frente. A confecção de CV atrativo é um fator delimitante para atingir bons postos de labuta. Por isso, deve-se estender a mão a quem não possui essa competência a fim de driblar as limitações e fugir dessa armadilha. Longe dos erros de estruturação, faltarão menos passos para se aproximar do sucesso.

A fim de fugir desse contexto, algumas dicas são sempre bem-vindas para somar ao repertório. Um erro muito comum, vigente na preparação de currículos, é escrever os itens de forma muito generalista. Deve-se compreender o fato da folha entregue ao avaliador ser o único meio de contato entre a companhia e o candidato, em primeiro momento. Ou seja, trata-se de uma vitrine para as corporações. Logo, na hora de redigir os seus objetivos, por exemplo, não poupe tinta, abandone o genérico e encante quem te vê. “Incluir esse tipo de informação de forma ampla é errado, pois descredibiliza o foco. Trata-se de um espaço para indicar o cargo almejado naquela empresa”, ressalta a psicóloga, Juliana Santiago.

O primeiro passo para abandonar a persistência no erro e estruturar um documento ideal é munir-se de qualidades alternativas capazes de serem expressas nas páginas em branco. Para quem não teve o acesso à vivência organizacional, não há problema, procure encaixar outras qualificações e bagagens, como palestras, cursos on-line ou até mesmo a frequentação de exposições culturais. Além disso, é recomendável destinar uma parte para a menção de algumas competências comportamentais – as chamadas soft skills –, intrínsecas à personalidade de inúmeros requerentes, valorizada pelas gestões, porém muitas vezes deixadas de fora das laudas. Para evitar o deslize, procure abordar as experiências em sua totalidade, contudo, de maneira concisa, sem excessos ou ornamentos.

 

Segredos para conquistar o selecionador

Após adquirir visibilidade com um currículo nos trinques, é preciso se prender a algumas orientações para aproveitar ao máximo cada lance. A exposição da imagem do aspirante não se detém à agradável mistura entre tinta e folha. Pelo contrário, ela avança para espaços de interação direta com a equipe contratante, como em uma entrevista. Quer conferir algumas indicações? Veja a lista abaixo:

infográfico Conquiste a vaga do seus sonhos

Alinhe competências: enquanto estiver na busca incessante por uma vaga, não se deixe levar pelo desespero e se inscrever em tudo pela frente – sem qualquer crivo. Procure por oportunidades onde suas habilidades são reconhecidas e te valorizam. Do contrário, identifique nas posições expostas um padrão de conhecimento base requisitado. A partir dele, invista na sua preparação. Com iniciativa, todo aprendizado se torna possível.

Preze pela sua formação: mais uma vez, evite se atirar para todos os lados, sem um critério definido. Tenha mais carinho ao olhar por lugares correlatos a sua graduação. O intuito do estágio é complementar o conteúdo adquirido em sala de aula com o dom da prática. Portanto, se possível, preze pela sua evolução ocupacional e mire locais capazes de aprimorar sua vocação.

Conheça a empresa: não trate como desconhecido quem, na verdade, poderá ser um grande companheiro. Chegar de mãos abanando em uma entrevista está longe de ser o recomendável. Deve-se, na direção oposta, estudar a respeito da entidade, conhecer sua atuação, objetivos e, até mesmo, alguns de seus gestores. Dessa forma, a conversa com a RH trará muito menos surpresas a você. Preze pelo seu bem-estar e desempenho nessa etapa tão importante de um processo seletivo.

Adeque-se para entrevista: não é preciso encarar esse momento como uma prova de escola ou faculdade. No entanto, trata-se de uma dinâmica avaliativa. A partir dela, um grupo dos concorrentes será eliminado e outro seguirá adiante. Logo, preparar-se para enfrentar essa fase com consciência é o mínimo exigido. Para tanto, procure encontrar atalhos para facilitar possíveis percalços no meio do caminho. Tenha fresco à mente um roteiro de resposta, imprima algumas, caso necessário, porte-se bem em frente aos demais, demonstre tranquilidade e vá confiante. A escolha correta de palavras poderá ser o seu diferencial.

 

Gostou das dicas? Então, busque desenvolver suas competências, aproveite o fim de ano e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para encontrar a vaga dos seus sonhos é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

O Nube torce pelo sua evolução e deseja um feliz fim de ano

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete