Quando vamos sair de férias do trabalho, nem sempre pensamos como as coisas estarão quando retornamos às atividades. No entanto, imagine o quão desagradável será encontrar assuntos pendentes e situações inacabadas. Para passar por isso, listamos algumas dicas!
Descansar é realmente importante, contudo, ao regressar ao mundo corporativo, há muitas tarefas para fazer. “Para não ter transtornos é preciso deixar suas atividades em ordem e bem organizadas”, aconselha Silvia Bez, palestrante motivacional no Rio de Janeiro.
Pensando em facilitar sua vida, a especialista sugere alguns passos:
1) Faça uma faxina nas gavetas
Tire tudo de dentro e jogue fora os papéis sem utilidade, as canetas estragadas etc. Arquive os documentos importantes. Se você costuma guardar lanches, não se esqueça de levá-los para casa.
2) Resolva os assuntos pendentes
Isso inclui, especialmente, os e-mails sem resposta. Esvazie sua caixa de entrada. Aproveite e ative a resposta automática, comunicando o período fora e os contatos do seu(s) substituto(s).
3) Oriente seu(s) colega(s) sobre como desenvolver os afazeres
Crie um roteiro explicativo sobre suas ocupações. Isso facilitará muito para quem ficar em seu lugar. Deixe anotado também contatos importantes com quem você fala no dia a dia.
4) Anote todas as suas senhas (e guarde em um local seguro)
Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas não se lembram quando retornam. É bom sempre tê-las anotadas.
5) Faça um backup dos arquivos do seu computador
Mantenha seguro seus documentos para não perder nada importante.
Com organização, você sairá mais tranquilo.
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