Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-os-desafios-de-um-lider

Conheça os desafios de um líder! 

Notícia | 07/09/2015

Independentemente da área de atuação, todo mundo almeja ter reconhecimento profissional e ascender na carreira. Entretanto, a fase de transição é repleta de desafios, especialmente quando se assume um cargo de liderança. Se você tem interesse em saber quais são as maiores dificuldades de quem acabou de se tornar líder, acompanhe a matéria.

Esse momento exige desenvolvimento de competências e um planejamento especial para os primeiros meses, período essencial para a consolidação da nova função. Outro ponto em condições de influenciar a nova gestão, e muito, é a adaptação. O grau (mais rápido ou mais lento) pode significar ganhos ou perdas para o negócio.

A transição é difícil porque representa uma série de alterações capazes de aumentar o seu raio de abrangência e visão da empresa. O livro Pipeline de Liderança, de Ran Charan, Stephen Drotter e James Noel, nomeia essa mudança como “primeira passagem”, a qual compreende três principais fatores: habilidades, alocação de tempo e valores profissionais.

Em relação às habilidades, a mais difícil está em deixar de fazer o trabalho anterior para apoiar a equipe na execução. É complicado abandonar as competências responsáveis pelo reconhecimento adquirido até aqui, para incorporar outras características do gestor, como planejar, delegar, apoiar, avaliar e desenvolver pessoas.

Sobre como tornar o tempo produtivo, é importante conciliar as suas atribuições e estar disponível para os colaboradores. Essa condição é especialmente difícil para os líderes de primeira viagem, pois eles tendem a realizar o trabalho anterior.

Para Fernando Vitorino, diretor de Extensão e Relações Comunitárias do Centro Universitário de Barra Mansa, quem deseja uma rápida ascensão deve, em primeiro lugar, cultivar uma postura proativa, facilitar relacionamentos e manter uma cultura de aprendizagem continuada. “Isso, sem dúvidas, poderá significar o constante surgimento de oportunidades para novos empreendimentos e crescimento profissional", diz.

Lembre-se: uma das maiores missões agora é inspirar e mobilizar os demais para não apenas aceitarem os valores da organização, mas sim fortalecê-los e disseminá-los no dia a dia. É preciso entender as práticas de direção e gestão como impulsionadoras para os resultados com o grupo. Se você foi nomeado líder é porque mostrou ter capacidade para assumir a função e superar esses e outros desafios.

Aproveite a oportunidade para desenvolver suas competências e decolar sua carreira. Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

 

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete