Os desafios para quem sobe de cargo e assume uma nova posição em sua carreira são diversos, principalmente se a nova posição é de liderança. Como coordenar uma equipe? Essa dúvida pode deixar os recém-promovidos um pouco incertos em relação ao futuro. Portanto, veja as dicas do Nube e descubra como tomar decisões assertivas e comandar corretamente seu novo time!

O líder deve ser, acima de tudo, inspirador e capaz de dar o exemplo, de acordo com o “Estudo de remuneração Michael Page 2017”. Para chegar a essa definição, foram entrevistados mais de 3 mil profissionais. Desses, 48% apontaram essa como a característica principal de um gestor ideal. Entretanto, as qualidades necessárias são inúmeras e, para desempenhar um bom papel e direcionar corretamente um quadro de pessoal, é preciso se atentar a alguns aspectos.

Amanda Pierandrei é estudante de química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Estagiando atualmente, a universitária aponta: “tenho chefes prestativos e dispostos a transmitir seus conhecimentos”. Ela quer alcançar uma posição de coordenação futuramente e está decida: “mostrarei minha capacidade e meu potencial, sempre visando meu crescimento”. Para Amanda, só é possível desenvolver seu aprendizado e se tornar uma profissional mais apta, se o dirigente for disciplinado, organizado e responsável. “Também é preciso manter um bom diálogo com as pessoas do grupo”, afirma.

A executive coach, Renata Lasso, de Americana, em São Paulo, aponta: o desenvolvimento da resiliência e a extração do aprendizado sobre cada situação do mundo corporativo, são fatores cruciais para os supervisores. “Habilidades cognitivas são indispensáveis para lidar com a complexidade de algumas profissões”. A especialista cita a adaptação às mudanças, a comunicação eficaz e trabalhar bem em equipe como aspectos cruciais para uma boa gestão. Ela ainda comenta sobre a necessidade de ser uma inspiração: “quando funcionários veem seus diretores como referência de competência e caráter, a experiência se torna mais significativa e recompensadora”.

De acordo com Renata, o diferencial para quem quer sucesso nessa posição, é analisar as atitudes a serem tomadas. “Aplicar as lições fundamentais sistematicamente, até ter um domínio completo dessas habilidades, faz você entrar em um movimento de melhoria e aprendizado contínuo”. Portanto, é preciso buscar, sempre, ser a melhor versão de si mesmo.

Pronto: agora é com você! Com essas orientações, é possível se destacar e engajar sua nova staff com mais facilidade. Boa sorte. Conte com o Nube sempre!

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