Todo mundo mente. É a afirmação do psicólogo Gerald Jellison, da Universidade do Sul da Califórnia, EUA. Segundo experimento realizado em 1997, até quem se considera sincero diz uma mentirinha a cada oito minutos. Você concorda?

Inúmeros estudos científicos apontam que mentir de vez em quando faz parte do ser humano. Segundo pesquisadores, mesmo quem se esforça para falar apenas a verdade, acaba omitindo alguns fatos várias vezes por dia.

Muitos são os motivos para essa prática. Pode ser para sentirem-se melhores com a própria imagem, obter vantagem em alguma coisa ou mesmo poupar uma pessoa querida de um fato doloroso. Quanto maior o contato social, maior a necessidade de inventar desculpas, segundo estudos.

Porém, em processos seletivos procure ser o mais verdadeiro possível. Inventar aptidões ou experiências pode até fazer que você passe na entrevista, mas na hora da prática, com certeza as coisas vão se complicar.

Segundo Yolanda Brandão, analista de seleção do Nube, existem dois tipos de mentiras em entrevistas e dinâmicas. “O primeiro é quando a pessoa inventa viagens internacionais e conhecimentos em ferramentas específicas, mas não consegue comprová-los nos testes. O outro é quando mente muito bem e só se consegue perceber quando já foi contratado. Nesse caso, com certeza a pessoa perde a credibilidade e a confiança”, explica.

Na sua vida profissional, utilize apenas a realidade. Omitir fatos sobre a entrega de uma atividade após o prazo ou ainda não realizada pode fazer com que seus supervisores deixem de acreditar nas suas explicações.

“Mentir prejudica muito o estagiário. Ele pode ser desligado da empresa ou mesmo não ser efetivado”, finaliza Yolanda. O Nube deu a dica, agora é com você! Utilize a verdade e tenha sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe