Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
competir-so-se-for-com-etica

Competir, só se for com ética 

Notícia | 24/07/2009

Desde a infância, estamos sempre tentando chamar a atenção, seja dos nossos pais ou de outros adultos. Esse comportamento nos acompanha durante a vida, se estendendo ao ambiente profissional com nossos superiores. Por isso, é preciso cuidado com as próprias atitudes para não correr o risco de ‘queimar o seu filme’ com os colegas de trabalho ou estágio.

“A ideia de competição implica em atingir objetivos, alcançar metas, melhorar a qualidade do trabalho e superar certos limites”, afirma Mariana Chalfon, mestre em Psicologia Clínica. Por isso, competir é válido desde que haja respeito mútuo entre as pessoas e também se o mérito ao colaborador faz parte da política da organização. “Dessa forma, a qualidade do trabalho pode até melhorar”, completa.

Portanto, se a intenção é mostrar suas habilidades para o gerente ou o presidente da empresa, faça isso utilizando-se de fatores como a inteligência e o talento. “O cooperativismo, a facilidade de comunicação, ser arrojado ou cuidadoso e ter equilíbrio ao passar por situações imprecisas e de conflito, são alguns exemplos de como mostrar seus diferenciais”, diz a psicóloga.

Seja qual for o motivo da competição, acima de tudo está o comportamento ético. Dissimulações e mentiras devem ficar de fora do ambiente corporativo. Para Mariana, “a verdadeira maneira de se destacar é manter a qualidade e eficiência do trabalho em si”. Ela destaca ainda que ninguém consegue ser o melhor em tudo. Por isso, “reconhecer nossos pontos fracos e nossas deficiências é um atributo indispensável para ser coerente e, consequentemente, conseguir algum destaque”, explica.

A ética é um fator de extrema importância para avaliação no processo seletivo. “Evitar falar mal do chefe e da empresa anterior, respeitar os demais participantes sem julgamento e ser honesto nas atividades em grupo são algumas atitudes fundamentais”, explica Evelyn Lemos, gerente de Recrutamento e Seleção do Nube.

Não existe um caminho definido para ser vencedor. Porém, “um questionamento sobre as situações que poderiam ser percebidas como oportunidades no cotidiano, uma reflexão sobre as nossas atitudes, poderia ajudar cada um a alcançar o sucesso”, finaliza Mariana.

As dicas estão dadas: mãos à obra para construir uma carreira promissora! O Nube lhe deseja boa sorte.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete