Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-as-empresas-exigem

O que as empresas exigem 

Notícia | 17/01/2008

Sérgio de Sousa

Existem algumas dicas para a colocação no mercado que já se tornaram lugares-comuns de tanto que repetidas. Mas a questão é: elas ainda estão valendo. Com o crescimento vertiginoso da competitividade por aqui, com o rápido aumento de instituições de ensino, tornou-se cada vez mais difícil conseguir uma vaga. E, para garantir uma, é preciso gerar um diferencial. Como a experiência é o calcanhar de Aquiles de quem está começando, um currículo mais rico, que mostre conhecimento de outras línguas e uma boa base em Informática já dão uma grande ajuda.

Entretanto, além de essencial, um currículo recheado não é tudo, segundo garantem especialistas. Ser comunicativo, saber trabalhar em equipe, ter postura e liderança contam cada vez mais na hora de selecionar um candidato, afirma o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Carlos Henrique Mencaci. O domínio da língua portuguesa também é essencial, e vale independentemente do curso que o estudante esteja realizando.

A gerente de Estágio e Novos Talentos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) concorda com Mencaci, e acrescenta: É preciso ter atitude! O estudante precisa ter boa vontade, iniciativa e bom humor, e saber estar aberto para o novo. O marketing pessoal é um dos quesitos mais importantes. A busca pelo conhecimento, para a gerente de Projetos de Consultoria e Desenvolvimento da Controller, Marta Costa, é outro ponto fundamental. Nós, que além de colocarmos o jovem no mercado, acompanhamos o seu desenvolvimento, procuramos despertar a visão empreendedora, a proatividade e a ética do estudante, que são essenciais para a formação de um bom profissional, ressalta. Pelo desenvolvimento destas características, cerca de 70% dos estagiários que temos são efetivados.

Busca por novas áreas

Apesar do crescimento da competitividade, ainda existem áreas de atuação onde sobram vagas. De acordo com o presidente do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), Sene Arone Júnior, isso acontece porque há falta de profissionais capacitados. Áreas como Mecânica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Civil e Técnico em Edificações são as campeãs, segundo ele, em vagas não preenchidas.

Uma boa dica é os estudantes se especializarem em áreas nas quais há falta de profissionais, em carreiras com mais oportunidades de inserção no mercado, aconselha.

ESTUDANTES


Mudanças na legislação trazem mais direitos

Mudanças na legislação, este ano, podem gerar uma turbulência na contratação de estagiários pelas empresas no País, segundo acredita o presidente da abres, Carlos Henrique Mencaci. Já aprovado pelo Senado, uma medida que altera o artigo 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê modificar a lei que rege o estágio de estudantes, trazendo mais direitos a estes.

De acordo com o projeto, que deve ser votado no Congresso em fevereiro, a carga horária máxima estabelecida ficará em seis horas por dia e 30 horas semanais. Hoje, não existe essa determinação. Outra afirmação é a garantia de férias remuneradas aos estudantes com estágios pagos. A empresa também deve garantir vale transporte aos estagiários. O período máximo de estágio, segundo a medida, ficará em dois anos. Passando disso, a empresa em que contratar, explica Mencaci. Os cursos que não têm estágio obrigatório terão, ainda, que criar um projeto pedagógico de estágio.


Onde se cadastrar:

Abres: www.abres.org.br
Nube: www.nube.com.br
IEL: www.iel.org.br ou enviar currículo com RG e CPF para o endereço: Av. Barão de Studart, 180 (Sistema Fiec) Controller Desenvolvimento - enviar currículo ao e-mail: curriculos@controler-ce.com.br

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete