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A humanização constrói uma empresa ética! 

Notícia | 07/07/2023

Ana Clara Lima

O mundo dos negócios está passando por profundas transformações, impulsionadas pela inteligência artificial (IA) e pela necessidade de se adaptar a um cenário cada vez mais dinâmico. No entanto, a ainda existente falta de prioridade para a evolução e a resistência às mudanças precisam ser substituídas por uma abordagem mais proativa, voltada para a modernização corporativa e o empreendedorismo. Sendo assim, entenda a relevância de focar em estratégias inovadoras em prol de um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias criativas e resultados efetivos!

O olhar individualizado por parte das equipes

Antes de tudo, é preciso ter em mente como a tecnologia não é o único ingrediente para consolidar negócios duradouros, pois planejamentos transformadores surgem de pessoas engajadas com os valores e propósitos de uma marca. Fica nítido, portanto, como a humanização de processos deve acompanhar a sua automatização, tendo em vista o papel colaborativo de ambas as partes. Como nunca, um olhar individualizado para cada estabelecimento fez-se necessário para melhores rendimentos. 

Nesse sentido, a virtualização das atividades realmente proporciona eficiência nas metodologias empresariais, mas há aspectos nos quais somente um ser humano pode oferecer. “O caminho para sair da zona de risco e mirar em possibilidades mais prósperas para o futuro está na criação de um processo de inovação sólido, no desencadeamento da criatividade e na agressividade focada no público-alvo. Essa é uma fórmula potente para reter e atrair talentos, além de conquistar novos clientes”, destaca Guilherme Ferreira, head de benefícios da Magicel. 

Ultimamente, o alto fluxo informacional possibilitado pela Internet, culminou em uma troca de concepções em diversos aspectos. Temos como exemplo, a influência sobre os comportamentos de consumo, no qual impacta diretamente o comércio. Com a chegada de novas demandas e facilidades, os negócios precisam reestruturar suas funcionalidades. Isso envolve inclusive os valores de uma organização, fator muitas vezes decisivo para a consolidação de uma venda ou parceria. 

Nesse cenário, uma iniciativa bem sucedida começa a partir de uma avaliação sobre a movimentação do setor no momento atual para, assim, criar novos procedimentos mediante tendências de consumo e facilidades para otimizar a experiência do público interno e externo. “Com esse diagnóstico em mãos, é preciso investir em marketing e, principalmente, na capacitação da equipe de atendimento. Somente assim é possível permitir uma  estratégia comercial de obter êxito, além, lógico, da entrega de soluções e diferenciais”, complementa Ferreira.

Medidas para tornar uma empresa pró-ética!

Hoje em dia, a Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Ethos, reconhece as companhias preocupadas com a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude. Atuando como uma seleção bianual, o número de candidatas aprovadas tem aumentado a cada edição, tendo em vista o avanço dessas pautas pela sociedade. Pensando nisso, elencamos cinco medidas a serem implementadas para tornar uma organização pró-ética. Confira!

Utilize critérios avaliativos: verifique se a entidade satisfaz os requisitos mínimos exigidos, como a ausência de registro no CEIS (Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas), CEPIM (Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas), CNEP (Cadastro Nacional de Empresas Punidas) ou Lista Suja do Trabalho Escravo ou Análogo ao Escravo. Além disso, é necessário apresentar certidões para comprovar a regularidade fiscal e trabalhista, válidas até a data de envio dos formulários.

Esteja atento aos prazos: leve em consideração as datas limite para a obtenção das certidões mencionadas anteriormente, bem como a preparação das evidências utilizadas na análise. “É importante lembrar como o processo de avaliação requer tempo e pode ser necessário realizar ajustes em políticas e procedimentos para atender aos critérios antes do envio da candidatura”, comenta Laís Bloise, consultora sênior de Compliance da Protiviti. 

Realize uma análise completa: ao preparar a candidatura, seja honesto em relação aos pontos fortes e fracos da entidade. Isso permitirá identificar áreas necessitadas de aprimoramento antes de se inscrever. Durante o processo, é possível descobrir a demanda por desenvolvimento de condutas mais robustas para lidar com conflitos de interesse ou documentar formalmente as reuniões realizadas.

Apresente evidências concretas: é essencial selecionar comprovações objetivas, de alta qualidade e com detalhamento adequado, a fim de garantir uma análise precisa e abrangente. Vale ressaltar como o sistema avaliativo possui restrições em relação ao tamanho e quantidade de arquivos anexados, podendo representar um desafio para demonstrar a efetividade do programa de integridade. “É comum casos de empresas realizando manifestações de apoio ao programa de integridade, mas não possuem de forma rastreada tais dados vindos da alta direção ou média gerência, por exemplo”, reforça Laís. 

Trabalhe em equipe: o reconhecimento Pró-ética precisa ser encarado como uma estratégia corporativa. Afinal, a integridade não deve ser limitada à área de compliance, mas sim envolver a participação de todos os colaboradores na implementação de práticas organizacionais integradas. É fundamental garantir a consciência de todas as instituições sobre a finalidade de obter um reconhecimento como esse e seja engajada nesse projeto.

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