auxilie-na-cura-de-lesoes-e-doencas

Auxilie na cura de lesões e doenças

Notícia | 13/01/2014

Com certeza, você já ouviu falar em fisioterapia ou conheceu alguém amparado pela técnica. Mas, você sabe quais são as funções desse método e quais mudanças exercem em nosso organismo? Acompanhe com o Nube e saiba quais características deve possuir esse profissional.

Prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do corpo por conta de acidentes, má-formação genética ou vícios de postura. Fazendo uso de massagens e ginástica, o fisioterapeuta restaura e desenvolve a capacidade física e funcional do paciente, além de realizar tratamentos a base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Seus pacientes são desde crianças, até gestantes, idosos e portadores de deficiência física ou mental.

Pode procurar emprego em vários locais, como clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e clínicas de fisioterapia e ortopedia. Nas empresas, lida com a prevenção de acidentes de trabalho e nas escolas, orienta a postura dos alunos.

Caso invista na profissão, veja quais funções pode exercer na carreira:

- Atendimento domiciliar: Tratar pacientes que necessitam de cuidados intensivos, mas sem indicações para internação hospitalar.

- Cardiologia e pneumologia: Cuidar de pacientes nas fases pré e pós operatória, ajudando em doenças respiratórias e cardíacas , além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados ao aparelho respiratório e circulatório.

- Dermatologia: aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos.

- Estética: Aplicar técnicas como massagem em pacientes pós-cirurgia plástica e recuperação de mama.

- Fisioterapia do trabalho: Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como lesões causadas por esforço repetitivo (LER).

- Fisioterapia esportiva: Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas.

- Grupos especiais: Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física.

- Indústria de equipamentos: Pesquisar, desenvolver e testar máquinas para uso em terapia.

- Neurologia adulta: Auxiliar na reabilitação dos pacientes com derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio.

- Neurologia pediátrica: Auxiliar na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como a cerebral e a síndrome de Down.

- Ortopedia e traumatologia: Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas e luxações. Prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.

- Programa de Saúde da Família: Prevenir e tratar doenças e reabilitar pacientes em Unidades Básicas de Saúde e em domicílio.

- Terapia Intensiva: Tratar pacientes críticos internados em UTI’s, aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético.

As pessoas, cada vez mais preocupadas com o bem-estar e a saúde, mantém aquecido o mercado para o fisioterapeuta. Atividades como pilates, a área estética, com tratamentos corporais e fisioterapia esportiva abrem mais chances de trabalho. Porém, o setor com mais demanda é o hospitalar.

Para Carolina Fu, coordenadora do bacharelado em Fisioterapia da USP, “muitos abrem clinicas de fisioterapia ou trabalham em academias”, conta. O salário inicial está por volta de R$ 1.780,00, por 30/h semanais, segundo a Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
Dentre as disciplinas estão Ciências Biológicas e da saúde como base do currículo. Sendo assim, espere muita biologia, anatomia, patologia e história. O estágio é obrigatório no último ano e, normalmente, feito em clinicas da própria faculdade e a duração média do curso é de quatro anos.

Gostou da dica? Quem faz, aprova. Se acredita se identificar, o Nube apoia sua decisão. Caso contrário, temos muitas outras dicas para você!

Boa sorte e conte conosco em busca do sucesso profissional.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.