Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-montar-o-primeiro-curriculo

Como montar o primeiro currículo 

Notícia | 09/06/2012

Fabrício Provenzano

Para quem está com dificuldade em elaborar o primeiro currículo, o Vida de Calouro organizou abaixo uma estrutura para ajudar na organização do documento e destacou cuidados para preenchimento de cada área. Mas, fique atento! A professora nos cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Administração do Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), Teresa Quintas, faz algumas recomendações.

- Evite autoelogios e mentiras. Valorize suas características, porém seja elegante. O currículo deve ser enxuto, sem excessos de informações, organizado e com um português impecável.

Estrutura do Currículo

1. Apresentação
Destacam-se aqui as informações básicas sobre o candidato como nome (que deve estar em letra um pouco maior que no resto do documento), idade, estado civil, endereço e contatos de telefone e e-mail. Use um correio eletrônico profissional.

2. Objetivo
Define a área de interesse do candidato dentro da profissão. A sugestão é destacar até duas áreas.

3. Experiência
Apresenta um resumo das principais experiências de trabalho que o candidato já teve. Deve-se destacar qual foi o tipo de trabalho, a duração e o local onde se empregou. Comece destacando as experiências mais recentes.

4. Formação
O candidato informa o nome da instituição onde estuda, que graduação está cursando e a previsão de formatura. Se a empresa solicitar, informe também a instituição de ensino médio cursada, destacando ano de formação.

5. Qualificações
Nesta área, o candidato deve resumir outros conhecimentos que domina como informática (listando os softwares) e língua estrangeira (informe o grau de fluência).

6. Atividades Complementares
O candidato também deve informar se já realizou atividades de intercâmbio (indicando país, ano e motivo da viagem), cursos livres e até trabalhos voluntários. Treinamentos e eventos na aérea de interesse do candidato também contam.

Quem quiser visualizar um modelo de currículo, pode fazê-lo no site do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), que elaborou um padrão de documento que pode ser adaptado até mesmo por aqueles que ainda não tiveram experiências profissionais.


Compartilhe

Enquete