Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, entre os meses de janeiro e maio, com cerca de 4,5 mil candidatos a vagas de estágio, revela que 62% foram reprovados em processos seletivos. Os erros de ortografia são o principal fator de eliminação, com 40%.

O baixo desempenho em raciocínio lógico aparece em segundo lugar, com 21%, seguido de problemas na comunicação durante as atividades em grupo e de vocabulário, com 12%.  Esses resultados mostram o quanto nossos jovens estão despreparados em questões fundamentais como domínio do próprio idioma.

Erros de concordância e escorregões no português não são bem vistos no momento das apresentações e atividades em grupo. Pode parecer bobagem, mas não é. Como alguém planeja ter uma carreira de sucesso se mal sabe escrever direito ou, na hora de se comunicar, comete erros de português de arrepiar?

Aos jovens da geração Playstation, que gostam de tudo instantâneo e escrevem em 140 caracteres como no Twitter, aqui vai meu alerta. O avanço digital é irreversível, mas deve-se ter cuidado com suas más consequências. A pessoa passa a ter um maior número de informações em tempo real e adquire habilidades em ser mais objetiva na comunicação, mas não pode se tornar preguiçosa.

Perder vocabulário e não desenvolver a capacidade de se comunicar bem são fatores preocupantes. Ficar restrito ao seu mundinho e ter um conhecimento de forma superficial compromete seu desempenho, não só na entrevista de emprego, mas na sua atividade profissional.   

Dicas sobre carreira e comportamento em  http://twitter.com/juliocardozo

Compartilhe

Enquete