invista-em-sua-carreira

Invista em sua Carreira!

Notícia | 28/02/2004

A carreira longa e promissora de um banco tem espaço para estagiários

Lembra da carreira promissora, e longa que começou na adolescência de seu pai, seu tio, seu avô ou algum parente, que eles contam que construíram dentro de um banco?
Apesar de ainda hoje pesquisas demonstrarem que pessoas com mais idade é que ocupam as cadeiras de grandes chefias em bancos nacionais e estrangeiros, é certo que jovens estudantes têm a mesma possibilidade de construir sua carreira e ocupar excelentes posições em pouco tempo.

Se a sua expectativa profissional é alcançar a área financeira, existem cursos de graduação como Economia, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção que podem facilitar muito o seu desenvolvimento técnico na área.
Deiwes Rubira, graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, e CEAG também pela GV em Macro Economia, diretor financeiro na América Latina do Banco holândes ING Bank, presente no Brasil desde 1983, acredita que pela dinâmica e estrutura do banco os Programas de Trainee não funcionem tão bem como se espera.

Ele confia nos Programas de Estágio, que moldam o estudante e o fazem ser incorporado no dia-a-dia da empresa, afinando o vínculo e lhe fornecendo treinamento adequado.
Um banco, seja ele nacional ou estrangeiro, exige do estudante gosto pela área de economia e política, para que esteja sempre atento às mudanças que acontecem no mundo, conhecimento matemático e raciocínio objetivo, além é claro de dominar o inglês e com a integração atual do mercado ter fluência no espanhol também.

Deiwes diz também que os bancos em geral são muito dinâmicos e oferecem planos de carreira para os estudantes com rápida ascensão. Geralmente com cinco anos no banco, já é possível que o estudante tenha adquirido sucesso na profissão e já tenha alcançado boa posição. Não existe longa maturação.

Hoje ainda, as pessoas fazem carreiras longas, de décadas dentro de um banco, isso acontece pois empresas neste segmento oferecem muitos desafios e crescimento ao profissional, quando ele sai é para buscar algo diferente da área que está - analisa Deiwes.
A hora de buscar o estágio é agora, os bancos estão a procura de talentos jovens e com perfil empreendedor.