Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprenda-como-e-um-lider-moderno

Aprenda como é um líder moderno 

Notícia | 17/04/2024

Rodrigo Barreto

A vontade de se tornar um líder vai além de simplesmente aspirar uma posição de autoridade ou poder. Trata-se de uma jornada de autodescoberta, aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal. Esse desejo é impulsionado por uma combinação de ambição, paixão e um compromisso inabalável com o crescimento. No entanto, o segredo está na capacidade de inspirar e motivar os outros. Isso requer uma visão clara e inspiradora. Sendo assim, entenda como alcançar esse objetivo.

 

Como se tornar um líder?

 

O primeiro passo é abandonar a expectativa de receber um cargo “de mão beijada”. Na realidade, é necessário criar e conquistar esse posto. “Isso requer a demonstração de habilidades com as pessoas, bem como disposição para resolver problemas. Assim, os colegas começarão a reconhecer suas qualidades de comando”, explica o fundador da Escalada Corporativa, Flávio Guimarães.

É preciso agir proativamente e ter clareza sobre as motivações para almejar essa posição, seja para progredir na carreira, obter uma remuneração melhor, deixar um legado ou impactar positivamente a equipe. “Deve-se enfrentar os desafios de frente e buscar alternativas viáveis para cada situação. Um gestor eficaz está constantemente insatisfeito com o status quo e quer melhorias”, comenta Guimarães.

Outras características também são determinantes. Em primeiro lugar, está a capacidade de imaginar novas possibilidades para problemas existentes e envolver outros indivíduos nessa visão. Depois, transformar essa questão em realidade, implementando as mudanças necessárias para impulsionar modificações reais nos negócios. “Não tenha medo de arriscar e propor ideias inovadoras. Esteja disposto a assumir outros papéis. Somente assim será valorizado”, complementa o executivo.

 

Alcance o tão sonhado cargo de liderança

 

Para se destacar como um líder exemplar, é crucial seguir uma série de etapas, adentrando o terreno comportamental e emocional. Com isso em mente, os fundadores da Cheirin Bão, Wilton Bezerra e Eduardo Schroeder, compilaram dez dicas para ter sucesso nessa missão:

 

Autogestão: isso implica em controlar suas próprias ações, comportamentos e buscar o autodesenvolvimento.

 

Solução de problemas: encarar as adversidades, aprender com elas e buscar soluções criativas são características essenciais.

 

Disciplina: é fundamental respeitar hierarquias, seguir regras e manter uma postura colaborativa contribui para construir uma trajetória sólida e respeitável.

 

Visão holística: ter uma perspectiva ampla e compreender diversas áreas são pontos imprescindíveis. É preciso entender o contexto no qual sua equipe está inserida para tomar decisões assertivas.

 

Humildade intelectual: esse fator é um diferencial. Evitar a armadilha da autoconfiança e estar aberto a novas ideias e perspectivas são atributos valiosos.

 

Influência: inspirar e motivar o time cria um ambiente propício ao crescimento e à realização de metas comuns.

 

Alinhamento de expectativas: estabelecer parâmetros claros e criar uma cultura de supervisão garantem a evolução. A comunicação transparente evita mal-entendidos.

 

Delegação eficiente: designar tarefas de forma eficaz, confiar no grupo, distribuir responsabilidades e promover autonomia conquista as pessoas.

 

Gestão de objetivos: criar parâmetros para alcançar resultados aproxima o empreendimento dos bons resultados.

 

Foco nas metas: a persistência e a dedicação fazem os colaboradores jamais estagnarem.

 

O caminho é desafiador, mas cada passo representa uma oportunidade. Ao incorporar esses princípios na prática diária, é possível construir uma gestão sólida e inspiradora.


Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete