Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-habilidades-para-ser-relevante-no-mercado-de-trabalho

5 habilidades para ser relevante no mercado de trabalho 

Notícia | 19/02/2024

Larissa Almeida

O mercado de trabalho é um ambiente em constante atualização. Nesse sentido, quem tem desejo de ingressar no meio profissional, seja pelo programa de aprendizagem, estágio ou uma vaga de efetivo, deve estar atento a essas mudanças. Isso porque ter habilidades correspondentes às tendências gera um grande destaque no perfil e na conquista de novas oportunidades. Então, fique até o final desta matéria e veja as competências essenciais para aderir no currículo em 2024! 

O que são as habilidades técnicas e as comportamentais? 

No meio laboral, as aptidões são divididas entre técnicas e comportamentais. A primeira, diz respeito ao conhecimento sobre a função a ser exercida, aprendida na universidade, cursos, entre outros. Ela é a capacidade de usar ferramentas como o Excel, falar em um segundo idioma, marketing, tecnologia da informação e outros, por exemplo. 

Já o segundo aspecto refere-se às habilidades relacionadas ao comportamento no meio laboral. Geralmente, elas são descobertas devido à convivência com demais pessoas, no próprio cotidiano. Contudo, também existem cursos e palestras voltados para desenvolvê-las. Algumas delas são: inteligência emocional, comunicação assertiva, colaboração, organização, planejamento e etc

Devo desenvolver competências técnicas ou comportamentais? 

Para o seu perfil de colaborador ser completo, é indispensável ter ambos recursos presentes. No entanto, as pesquisas revelam a preferência dos recrutadores, por isso, vale a pena ficar de olho nos dados. Conforme o relatório Global Trends Report, realizado pelo Linkedin e divulgado em 2023, 92% dos recrutadores consideram as habilidades interpessoais iguais ou até mais importantes, quando comparadas às hard skills (habilidades técnicas). De acordo com uma análise da Pagegroup Internacional, 91% das pessoas são desligadas das empresas por problemas comportamentais.

A especialista em Recursos Humanos da Refuturiza, Ellen Murray, comenta a relevância de investir nessa condição para expandir a carreira. “As pessoas perdem a oportunidade de crescer e de se desenvolver, seja por um posicionamento, uma fala ou uma conduta. É como se ela tivesse ali prestes a pegar uma arca cheia de ouro, mas uma determinada ação acaba tirando essa oportunidade”, comenta. 

Quais são as habilidades essenciais para manter-se relevante no mercado de trabalho em 2024? 

infografico-nube-19-02

Com o intuito de auxiliar os aspirantes, a especialista Ellen, lista cinco noções indispensáveis no ambiente corporativo em 2024. Confira: 

  1. Digitalização e tecnologia: a demanda por aptidões digitais, como programação, análise de dados, automação e, sobretudo, inteligência artificial, continua a crescer, pois as empresas buscam inovação e eficiência. Por isso, é essencial não apenas se adaptar, mas também aprender a usufruir de toda a nova tecnologia;
  1. Empatia e inteligência emocional: a empatia, é de suma importância para construir relacionamentos sólidos, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida em geral. Da mesma forma, a inteligência emocional é crucial para o sucesso interpessoal;

Conforme a psicóloga do Colégio Positivo – Joinville, Fernanda Moraes, a compreensão dos sentimentos faz toda a diferença. “Quando os indivíduos aprendem a não inibir ou anular suas emoções, eles conseguem lidar com seus problemas de forma mais autônoma e consciente, aumentando a probabilidade de atingir uma resolução satisfatória e psicologicamente saudável”, detalha. 

  1. Trabalho em equipe e colaboração: a capacidade de colaborar com colegas, entender perspectivas diferentes e trabalhar eficientemente em equipe é altamente valorizada. Ela envolve contribuir em grupos, dar e receber feedbacks construtivos;
  1. Gestão do tempo: significa desenvolver técnicas para organizar o tempo de forma eficiente e ter a capacidade de priorizar tarefas;
  1. Resiliência: envolve adaptação a mudanças, gerenciamento do estresse, persistência, determinação e tomadas de decisão de maneira eficaz.

Portanto, quem deseja deixar o seu currículo atrativo para os selecionadores ou, até mesmo, crescer dentro da companhia a qual está inserida, a atualização das experiências é fundamental. 

Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Para encontrar a sua posição de sucesso, conte com o Nube e fique atento às nossas dicas! Acreditamos no seu potencial.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete