Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cuidar-da-estabilidade-emocional-e-importante-para-a-carreira

Cuidar da estabilidade emocional é importante para a carreira 

Notícia | 28/08/2023

Larissa Almeida

Estar presente no mercado de trabalho, como aprendiz, estagiário, efetivo ou líder, exige muita dedicação e esforço, seja ele físico, intelectual ou ambos ao mesmo tempo. Além disso, apesar de existir uma busca constante pela separação da vertente pessoal e profissional, elas fazem parte de uma única pessoa, a qual, para tratar bem esses aspectos, deve estar preparada também emocionalmente. Nesse sentido, surgem orientações para tornar essa missão mais simples, mesmo diante das adversidades. Então veja, nesta matéria, como evitar o desequilíbrio das emoções. 

Existem diversos fatores, no meio corporativo, responsáveis por interferir na estabilidade emocional 

Dentro de qualquer ambiente ou circunstância, o nosso campo emotivo não consegue ser deixado de lado, afinal, seria estranho não sentirmos nada das situações vivenciadas. Em uma posição laboral, não é diferente, pois passamos a maior parte do tempo nos dedicando em prol de tarefas, da empresa e também com estudos referentes a área de atuação. Contudo, esse segmento está constantemente atrelado a sentimentos ruins para a saúde mental dos colaboradores, como a sobrecarga, estresse, ansiedade e preocupações com o futuro.

O levantamento realizado por Paul Ferreira, professor de estratégica e liderança e vice-diretor do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP) na Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), em parceria com as empresas Talenses e Gympass, mostra as principais aflições citadas pelos funcionários. Assim, foram apontados na pesquisa: a sensação de oferecer disponibilidade o tempo todo (30%); falta de reconhecimento (30%); ausência de empatia/apoio da liderança direta (27%); dificuldade de ter desempenho em sua plena capacidade de trabalho (22%); deficiência de comunicação com a gestão direta (17%) e ausência de flexibilidade na jornada de trabalho (12%).

Outra preocupação constante nesse meio são os níveis da Síndrome de Burnout presente nas equipes brasileiras. A doença é o acúmulo das sensações negativas provocadas por condições inapropriadas de trabalho. De acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos cooperantes, no país, sofrem com a patologia. 

A inteligência emocional é uma competência presente nos perfis profissionais de sucesso 

Conforme os dados retirados de uma pesquisa realizada pela revista Você S/A, 87% das pessoas fracassam por falta de Inteligência Emocional. Esse déficit afeta diversos profissionais em todas as áreas é determinante para o sucesso em um ambiente corporativo. Ainda, segundo uma análise da TalentSmart a inteligência esse fator  tem grande influência em seu desempenho laboral. Isso explica um total de 58% de êxito em todos os tipos de postos de trabalho.

Porém, quando esse equilíbrio emocional está perdido, é preciso saber reencontrá-lo 

De fato, ter sensações consideradas ruins, também faz parte de um processo. Logo, não é preciso se cobrar para estar sempre bem, mas compreender como melhorar e não deixar os momentos de baixa serem predominantes em seu cotidiano. Então, para orientar nessa retomada, Madalena Feliciano, terapeuta e especialista em Programação Neurolinguística (PNL) cita algumas dicas para te ajudar: 

Procure a causa

O primeiro passo para lidar com a instabilidade emocional é entender a fonte do problema. Muitas vezes, ela está associada a eventos traumáticos do passado, relacionamentos tóxicos ou ao estado de saúde mental. Ao identificar a causa da intercorrência, você pode começar a trabalhar em soluções efetivas para lidar com esse desequilíbrio. 

Faça exercícios

Manter-se fisicamente ativo é uma ótima maneira de liberar a tensão e o estresse acumulado. Exercícios como caminhar, correr, nadar ou praticar ioga podem ajudar a liberar endorfinas, os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Além disso, atividades físicas regulares também podem aumentar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade e aumentar a autoestima.

Ore

Independentemente de suas crenças religiosas, a oração pode ser uma prática reconfortante para a compreensão das emoções e dos desafios da vida. A oração auxilia a acalmar a mente, trazer clareza e perspectiva e proporcionar um senso de conexão com uma força superior. Esse acolhimento pode ser reconfortante em momentos desafiadores.

Mude a sua rotina

Às vezes, essa dificuldade pode ser resultado de maus hábitos ou rotinas pouco saudáveis. Então, se você está se sentindo emocionalmente instável, busque mudar sua rotina diária. Por exemplo, acorde mais cedo, adote uma dieta melhor, pratique atividades do seu gosto ou faça algo novo. Essas transformações ajudam a trazer uma perspectiva diferente e a reduzir a tensão e o estresse.

Peça ajuda

Não tenha medo de pedir ajuda quando se sentir vulnerável e dependente. Isso pode ser um sinal para buscar por um especialista. O terapeuta pode ajudá-lo a identificar padrões de pensamento e comportamento, os quais contribuem para a instabilidade emocional e a desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos de forma mais efetiva. Além disso, ter alguém para conversar e compartilhar as ocorrências tende a aliviar a pressão e a promover o encontro de soluções para os desafios da vida. “Isso tudo pode ser um desafio a se superar, mas não é impossível. Lembre-se: alcançar esse estado não significa estar sempre feliz, mas sim lidar com as emoções de forma saudável e construtiva.” Finaliza Madalena Feliciano.

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube acredita em você! 

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete