Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estimule-o-ambiente-de-trabalho-saudavel

Estimule o ambiente de trabalho saudável 

Notícia | 24/01/2024

Rodrigo Barreto

O ambiente de trabalho é um tema relevante e atual, pois diz respeito à qualidade de vida dos integrantes e ao desempenho das organizações. Esse aspecto impacta diretamente nos resultados de um negócio e, por isso, deve ser uma grande preocupação dos gestores. Sendo assim, fique por dentro da importância desse assunto e veja como proporcionar um clima positivo em sua empresa.

 

O ambiente de trabalho é um problema no Brasil

 

Segundo estudo realizado pela Betterfly, esse fator é ruim para 60% dos colaboradores. Ainda, o bem-estar desses profissionais está comprometido, pois 60% dos participantes não conseguem conciliar o tempo pessoal com o trabalho e 67% não se sentem valorizados. Esses dados evidenciam a falta de segurança psicológica. Esse conceito surgiu na década de 60, mas ganhou destaque nos anos 90, após uma pesquisa da professora de Harvard, Amy Edmondson.

Ao investigar a fundo, ela percebeu como as equipes com facilidade de atuar em conjunto identificavam e comunicavam os erros. Já em outros grupos, havia medo de falar por receio de punições. “Não se trata apenas de um local amigável, mas com confiança, empatia, abertura para vulnerabilidades e lideranças humanizadas”, destaca a psicóloga do Zen App, Carolina Pedrini.

Segundo a especialista, para melhorar a situação, existem alguns passos:

 

  • Capacitar líderes;
  • Estar disposto a ouvir feedbacks e ideias de forma positiva
  • Criar um ambiente acolhedor
  • Oferecer apoio e escuta ativa
  • Estabelecer boas relações 

 

Essas ações, inclusive, devem partir da alta cúpula. Deles espera-se paciência e dedicação para fazer a mudança acontecer. Afinal, em qualquer lugar haverá insatisfação, sugestões de melhoria, propostas, reclamações e pedidos. Portanto, é fundamental deixar os indivíduos se manifestarem com tranquilidade, sem retaliações ou ameaças. “Às vezes, a companhia muda a cultura, mas os integrantes ainda se sentem inibidos. É preciso mostrar essas alterações, convidar para fazer parte, insistir”, explica Carolina. Logo, não adianta ficar apenas no discurso e, na prática, achar ruim quando alguém se expressa.

 

O ambiente de trabalho é determinante para diminuir o turnover

 

A saúde mental é cada vez mais debatida. Ninguém consegue se manter feliz todos os dias, principalmente nos grandes centros de negócios, mas o bem-estar precisa ser predominante. Quando a rotina é dominada pelo desânimo e pelo pessimismo, surgem problemas como depressão, insônia, ansiedade e outros.

De acordo com levantamento da The School of Life, 40% dos entrevistados apontam o ambiente tóxico como o principal motivo para pedir demissão. “Hoje, grandes empresas priorizam a dispensa de cargos com menores salários. Um funcionário contratado para determinada tarefa acaba fazendo mais para compensar a falta de companheiros. Isso aumenta a competitividade e gera quadros de instabilidade emocional”, diz o CEO da 4Life Prime Saúde Ocupacional, Alex Araújo.

Ainda, foram citados como problemas a ausência de reconhecimento (13,43%), regime 100% presencial (13,14%), falta de plano de carreira (8,86%) e pouco protagonismo (3,71%). Nesse sentido, Araújo indica alguns itens para identificar essa situação:

 

Microgerenciamento: controle excessivo por parte dos comandantes, gerando alta pressão e pouca autonomia. Por exemplo, perguntar a todo momento sobre as atividades do time.

 

Cobranças fora do horário de trabalho: receber mensagens no final de semana ou em momentos de descanso é um sinal de alerta.

 

Falta de ânimo: para o CEO, os estímulos positivos são essenciais para uma instituição colher bons frutos.

 

Competição excessiva na equipe: essa questão culmina em uma cultura depreciativa e prejudicial para o dia a dia. 


Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete