Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-livros-para-ser-mais-organizado

5 livros para ser mais organizado  

Notícia | 21/01/2024

Larissa Almeida

A capacidade de ser organizado com as tarefas é algo essencial para qualquer indivíduo. No meio laboral, seja para um aprendiz, estagiário, cargo efetivo ou até mesmo a gestão, essa habilidade é indispensável e deve ser cada vez mais aprimorada. Nesse sentido, para aprender novas técnicas e conhecer os benefícios dessa prática nos mais diversos campos da vida, a leitura tende a ser um caminho promissor. Por isso, o Nube - Estagiários e Aprendizes, deixa a indicação de cinco livros indispensáveis para melhorar esse processo. Então, fique até o final desta matéria e veja as opções. 

Veja 5 livros indicados para aprender mais sobre organização 

“Minimalismo digital: para uma vida profunda em um mundo superficial”, de Cal Newport

Para iniciar as recomendações, o professor de ciência da computação é o autor de destaque. Cal Newport, tem uma carreira com uma ligação direta ao mundo da tecnologia e  dedica-se a escrever sobre os impactos desse recurso na sociedade. Logo, trouxe  ensinamentos para o seu exemplar da editora Alta Books, a fim de explicar como o meio digital tende a perder seu potencial benéfico quando usado de maneira inadequada. 

Quando se trata de organização, o foco para fazer as suas atribuições é um aspecto essencial. Porém, em uma realidade pautada pela facilidade da atmosfera on-line, a imensidão de conteúdos e notificações, as distrações são mais suscetíveis. Dessa forma, para superar o comportamento de uso exagerado e o medo de perder as informações durante um tempo ausente, o título pode ser um guia para te ensinar a viver menos conectado. Por fim, a escrita do especialista, além de casos, também mostra estratégias para deixar essa transformação assertiva. 

“Gerenciando a si mesmo (10 leituras essenciais - HBR): Artigos fundamentais da Harvard Business Review sobre como administrar a própria carreira”, de Harvard Business Review 

Antes de criar estratégias para ser uma pessoa organizada, é necessário compreender a si mesmo. Isso porque o autoconhecimento tem um papel fundamental no instante de encarar os desafios pessoais. Contudo, o processo de reflexão sobre os nossos pontos fracos e fortes nem sempre é tão simples e claro. Por isso, a leitura é um caminho promissor de descobrimento. 

Dessa forma, o exemplar de Harvard, uma faculdade de referência mundial, publicado pela editora Sextante, reúne uma seleção de artigos essenciais para quem busca essa capacidade de entendimento e planejamento próprio. Com ele, é possível aprender a conectar-se com seus valores, solicitar feedbacks valiosos, alcançar o equilíbrio entre trabalho, família, comunidade e as suas próprias necessidades, entre outras questões. 

“Mude seus horários, mude sua vida: como usar o relógio biológico para perder peso, reduzir o estresse, dormir melhor e ter mais saúde e energia”, de Suhas Kshirsagar

Para ser um indivíduo com práticas cada vez mais benéficas é de grande importância prezar pelo bem-estar. Nesse sentido, a busca por uma rotina com aspectos saudáveis é um passo indispensável. Logo, existem práticas, naturais, reguladas pelo nosso próprio organismo, capazes de reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono e aumentar a disposição, como a compreensão do relógio biológico, por exemplo. 

Nesse contexto, a obra escrita por Suhas Kshirsagar, profissional de medicina ayurvédica, expõe na publicação da editora Sextante como as mudanças na rotina são um meio de alcançar nossos objetivos. Portanto, o conteúdo aborda dicas nutricionais, informações sobre a ciência do sono e testes para identificar seu tipo de corpo e seus padrões de comportamento. Ficou interessado? Não deixe de considerar a leitura! 

“Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos”, de Thais Godinho

Ser organizado vai além de saber criar listas, mas sim, ter a capacidade de planejar objetivos, ajustar a rotina, controlar até mesmo os sentimentos e manter a mente tranquila para lidar com os imprevistos. Colocar cada coisa em lugar é um método fundamental para alcançar os objetivos e entender o caminho trilhado até lá. 

Dessa forma, a produção da autora Thais Godinho, compartilhada pela editora Gente, é um guia nesse processo de aprendizado. Em suma, conforme a sua própria descrição, o livro aborda a preparação em casa, no trabalho e de todos os itens fundamentais para deixar o dia a dia mais tranquilo e, principalmente, ter muito mais tempo para a família e o lazer. 

“Mini- hábitos", de Stephen Guise 

O ditado popular “de pouquinho em pouquinho se aprende”, pode definir bem a proposta desse exemplar. Quando se trata de estabelecer metas, muitas vezes, o resultado final parece algo muito distante de nós. Isso tende a gerar desmotivação, ansiedade e, principalmente, a desistência. Contudo, quando quebramos o resultado final em partes, alcançá-lo fica cada vez mais palpável. 

Por isso, nesse escrito da editora Objetiva, o autor aborda sobre a resistência do indivíduo em mudar costumes para promover melhorias. Como base para inserir essa alteração, ele propõe os mini-hábitos: missões simples, sem chances de erro. Ao adotar essa medida, surge um padrão de resultados constantes no dia a dia. Logo, gera motivação contínua para se desafiar a sair da zona de conforto. 

A organização da rotina pessoal e laboral traz resultados promissores 

A presença desse aspecto no perfil traz ao indivíduo vantagens pessoais e laborais. Afinal, ele torna-se capaz de produzir mais, enxergar resultados, modificar erros e lidar com imprevistos de maneira calma. Além disso, a prática tende a reduzir o estresse e a sobrecarga de atribuições. Nesse sentido, vale a pena investir o seu tempo para entender por onde começar e criar a sua estratégia de planejamento. 

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis! 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados ao mercado.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete