Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-livros-para-quem-estuda-administracao

5 livros para quem estuda administração  

Notícia | 28/01/2024

Larissa Almeida

Existem inúmeras áreas de conhecimento essenciais para desenvolver-se no meio corporativo. Entre elas, a administração segue como um setor de destaque. As habilidades exigidas para ser um administrador são fundamentais em qualquer instante da vida, seja no primeiro emprego, em uma graduação, curso técnico ou até mesmo na vida pessoal. Contudo, principalmente para quem tem o desejo de formar-se como um profissional nesse ramo, compreender os conceitos dele é indispensável. Portanto, para auxiliar na jornada de conhecimento, o próprio Nube - Estagiários e Aprendizes indica cinco livros aos estudantes do segmento. Então veja, nesta matéria, as leituras ricas para o aprendizado.

“Riqueza das nações: uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações”, de Adam Smith 

Para iniciar as indicações, o Nube trouxe para a lista o primeiro exemplar de uma coleção de cinco livros “Riqueza das Nações”, de Adam Smith. O autor é considerado um dos maiores teóricos da economia clássica. Já a sua publicação, feita em 1776 foi uma base para a expansão do capitalismo industrial. Nesse sentido, devido também ao seu valor histórico, a obra é fundamental para os interessados no campo administrativo. 

O conteúdo apresentado pela editora Madras é um guia para a compreensão da economia. Em suma, o especialista defende como a riqueza de uma nação é gerada por meio do trabalho e como o livre mercado é um sistema promissor para organizar o meio financeiro da população. Ele também comenta sobre os efeitos da divisão nos postos laborais e acerca do comércio internacional. Ficou interessado? Não deixe de considerar a leitura! 

“Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, de Daniel Goleman

A próxima dica para os estudantes é do psicólogo, formado na Universidade de Harvard, Daniel Goleman. Além disso, o especialista tem uma carreira de destaque como jornalista, onde escreveu para o New York Times. Hoje, ainda apresenta conceitos relevantes sobre aspectos de inteligência emocional, foco, liderança, meditação, entre outros aspectos. Apesar de não parecer, a compreensão e controle do lado sentimental é uma capacidade de extrema relevância no campo da gestão e administração. 

Dessa forma, o livro publicado pela primeira vez em 1995, ainda aborda um assunto atual para a atmosfera empresarial. Em suma, ele trás um conceito denominado de duas mentes, a racional e a emocional, onde as duas juntas determinam as nossas escolhas. Para mostrar a influência integral desses quesitos, o escritor contextualiza com situações cotidianas. Por fim, o leitor consegue compreender as habilidades chaves para dominar a inteligência emocional e ter sucesso profissional, pessoal e bem-estar. Gostou? Confira o escrito por completo! 

“O ócio criativo”, de Domenico de Masi 

O autor da terceira sugestão é Domenico Masi, um sociólogo italiano de grande referência. O ócio criativo foi um conceito de sucesso explicado pelo especialista em seu livro. Contudo, além desse exemplar, ele publicou outras obras relevantes, as quais também abordam temáticas como a criatividade, cultura, futuro, sociedade e trabalho. Logo, é uma fonte promissora para compreender aspectos da administração e outras áreas com a necessidade de aplicar tais competências. 

Nesse escrito, o sociólogo apresenta aos leitores a ideia do ócio criativo. Em resumo, é a essencialidade dos momentos de relaxamento para refletir e encontrar a inovação. Além disso, ele desenvolve ao longo do conteúdo, orientações sobre o tempo livre, criatividade, globalização, o desenvolvimento sem o emprego, feminização, o caimento de teorias tradicionais do instante industrial e a ascensão dos sujeitos no pós-industrial. Então, para ficar por dentro dos estudos desse mestre, não deixe de acrescentar o título em sua lista de leituras! 

“A startup enxuta “, de Eric Ries e Jeff Immelt

Segundo o relatório Inovação em Movimento: um mapa sobre as startups no Brasil em 2023, realizado pela Cortex com o apoio da Endeavor, o Brasil conta hoje com 12.040 startups. Esse negócio é considerado uma empresa inovadora, a qual oferece soluções práticas para desafios presentes na rotina da população. Dentro dos potenciais administradores, não podemos descartar o desejo de empreender no mercado e, como ele também precisa da instrução de outros especialistas. 

Para atender os indivíduos com esse objetivo de transformação, o exemplar co-escrito pelos empresários Eric Ries e Jeff Immelt traz essa perspectiva. A proposta do conteúdo é aumentar a taxa de sucesso das companhias. Assim, indica como a construção delas deve se basear na aprendizagem, com métricas para a avaliação do progresso, práticas para otimizar o tempo e gastos com recursos, conhecimento sobre o seu cliente e, por fim, agilidade para mudar aspectos com retorno negativo. Interessante, não é mesmo? Saiba mais das estratégias por meio da leitura integral do título! 

“A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende”, de Peter M. Senge 

No encerramento das recomendações, fechamos com o escritor Peter M. Senge, considerado um dos maiores especialistas em aprendizado organizacional. O seu escrito está entre os cinco principais livros de negócios de todos os tempos, segundo o jornal internacional especializado em notícias sobre economia, Financial Times. 

O conteúdo do especialista foi publicado pela primeira vez em 1990. No entanto, na atualidade, ainda permanece como um título de alta relevância para o segmento. É abordado em suas páginas o papel do líder em uma estrutura de trabalho descentralizada. Assim, ele traz ensinamentos práticos e exemplificados sobre problemas de aprendizagem por meio de cinco disciplinas: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico. A fim de saber mais sobre cada um deles e alavancar o seu conhecimento, invista na leitura! 

Para acessar mais conteúdos como esse, você encontra todos os finais de semana no blog, matérias repletas de cultura, com eventos abertos à visitação por todo o mundo, concursos para apostar em seu talento e adquirir prêmios inéditos e cursos com conteúdos incríveis! 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

O Nube incentiva a leitura e compreende a sua relevância para a construção de profissionais cada vez mais capacitados e antenados ao mercado. 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete