Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
metas-de-ano-novo-planeje-se-profissionalmente-para-2024

Metas de ano novo: planeje-se profissionalmente para 2024 

Notícia | 01/01/2024

Larissa Almeida

Um novo ano acaba de dar início, trazendo com ele a renovação de energia e inúmeras possibilidades. Entre elas, o crescimento na vida profissional está sempre em vista. Afinal, essa área traz ganhos positivos para os planos pessoais. Nesse sentido, o estabelecimento de metas é algo essencial para saber onde se quer chegar até o final desse período. Então veja, nesta matéria, a relevância da organização para os objetivos e como fazê-la! 

Qual a vantagem de estabelecer metas no começo do ano? 

O  especialista em recolocação profissional do My Career by LHH, Daniel Stolses, explica a essencialidade desse planejamento para as pessoas. “A grande vantagem de estabelecermos propósitos é conseguir dar prioridade e, principalmente, entender quais ações precisam ser feitas para atingi-las. Em nosso dia a dia existem inúmeras distrações e urgências para resolver. Logo, ter um plano ajuda a não deixar de lado as propostas relevantes, tanto no âmbito laboral quanto no pessoal”, indica. 

Nesse sentido, Juliana Motta, psicanalista, comenta como a atitude de montar uma lista de finalidades a ampara. “ Considero importante ter novos desafios e diferentes projetos com o passar dos anos. Planejar é o primeiro passo para sua materialização dos sonhos. É uma forma de ter a clareza sobre as suas futuras conquistas e empenhar-se para realizá-la”, conta. Conforme um estudo da OnePoll, em nome da The Vitamin Shoppe e Ancient Nutrition, para alguns entrevistados, estabelecê-las são vistas como um motivador (63%), uma tradição (50%) ou uma maneira de melhorar a saúde (44%). 

Não consegui cumprir as minhas metas e agora? 

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, apenas 8% das pessoas conseguem alcançar suas metas até o final do ano, enquanto 92% desistem, sendo uma parte significativa nos primeiros cinco meses. Por isso, é necessário estipula-las de forma realista. “Você não ficará estimulado caso desenhe escopos difíceis de atingir. Isso causará sofrimento e angústia. Então, comece pelo básico, baby steps (passos de bebê), tentando equilibrar entre o social e o corporativo. Afinal, a saúde mental está em jogo quando uma dessas áreas segue com investimentos extremos”, aconselha Juliana. 

Como estabelecer as metas de forma saudável? 

Apesar dos desafios, também é preciso compreender a melhor maneira de estabelecer esse quesito. Contudo, trata-se de algo pessoal, por isso, é essencial ter autoconhecimento, ou seja, entender quais são os seus desejos, condições e limitações. Após isso, outras dicas tornam-se relevantes para facilitar esse procedimento. Confira: 

Defina mini metas: quebre o seu objetivo principal em alguns pedaços, as mini metas. Assim, o caminho até o final fica mais simples e os resultados evidentes. Um exemplo é, caso você almeje uma promoção, reduzi-la pode ser optar pela leitura de um livro, a execução de um curso, a ampliação de uma habilidade, etc

Recompense as suas conquistas: a cada pequeno avanço na sua trajetória é importante reconhecê-lo. Após a finalização de uma tarefa, permita-se comer algo de seu gosto, comprar ou até mesmo só descansar, ver uma série, filme, entre outras ações. Isso porque elas agem como motivadores para dar continuidade no projeto. 

Estabeleça prazos: definir um prazo para os seus objetivos é fundamental. Por meio de datas, conseguimos acompanhar o progresso com assertividade, assim como nos movimentar para fazer acontecer! 

Por fim, a psicanalista deixa um recado para guardar durante a jornada de desenvolvimento.  

“Lembre-se: ninguém consegue fazer  tudo! Seja empático e generoso com você mesmo”, aconselha a especialista. 

Gostou do conteúdo apresentado? Então, continue acompanhando, seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete