Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-sao-crencas-limitantes-e-como-elas-podem-te-atrapalhar

O que são crenças limitantes e como elas podem te atrapalhar? 

Notícia | 04/04/2023

Laura Pereira

Você já ouviu falar em crenças limitantes? Tudo começa em nossa mente. Pensamos, planejamos a nossa abordagem e, então, realizamos o ato movidos pela nossa vontade. Todos esses processos são psíquicos, internos e fazem parte de nossa vida cotidiana.

No entanto, mesmo em nossa organização psíquica, há bases sustentadoras de todo o processo. Essas funcionam sedimentando todo o caminho do raciocínio, das decisões e ações tomadas. Podemos destacar um tipo específico de construção parte desse hall, são as chamadas crenças, as quais podem se tornar limitantes.

Essas concepções desenham nossa personalidade e guiam a maneira do nosso pensar, então, limitam nossa ação no dia a dia e nosso desenvolvimento pessoal em vários campos. Por isso, entenda melhor as crenças limitantes, suas implicações e como podem nos sabotar, acompanhe esse conteúdo até o final.

Afinal, o que são crenças limitantes?

As crenças limitantes estão presentes em todos nós, com maior ou menor intensidade, e podem atrapalhar bastante nosso desenvolvimento em diversas áreas da vida, justamente por gerar uma espécie de autossabotagem. 

Enquanto um ser humano cresce, ele precisa de elementos externos para sua evolução. Podemos aqui destacar um exemplo básico, mas perfeitamente elucidativo: a necessidade de alimento.

Na alimentação, há uma quantidade de elementos necessários para a nutrição de uma pessoa e, mesmo os menos saudáveis, ainda funcionam como calorias para que nosso corpo consiga crescer e ter energia. 

Do mesmo modo como nosso corpo precisa de alimento, nossa mente também é constituída de elementos externos aprendidos ao longo do seu crescimento para se adequar ao grupo inserido. Então, absorvemos e integramos as experiências e ensinamentos, gerando todo o conteúdo de base onde seus fundamentos estão alocados

Pensamentos limitantes, geralmente, são algumas dessas informações aprendidas e assimiladas em um momento de expansão da mente.

Grande parte deles, ou os principais, são acometidos na infância, justamente porque é o período no qual o cérebro está começando a se desenvolver. Ou seja, período onde a mente está absorvendo informações atentamente para adquirir a sua base. 

Sendo assim, crenças como “não posso” ou “não consigo” são mais fáceis de se criar na tenra idade, porém, isso não é exclusivo das crianças e pode se manifestar em praticamente todas as idades. 

Muitas dessas crenças são trabalhadas “debaixo dos panos”, sem dar as caras à consciência, por isso, há dificuldades em identificá-las. E, agindo em segredo, elas são muito poderosas, amarrando o indivíduo e o “afogando” nos próprios entendimentos, criando limitações imaginárias.

Assim, essas teorias passam a guiar o comportamento individual e social. Portanto, fazem o sujeito ter uma percepção geral de não ter capacidade para certas oportunidades e também limitam sua perspectiva particular a respeito das próprias habilidades e aptidões. 

Como as crenças limitantes podem atrapalhar seu desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional depende, em grande parte, do indivíduo acreditar em si. Quando se nutre crenças negativas invisíveis, isso reverberá em sua psique e você não conseguirá realizar determinadas ações. É difícil acreditar em si e conseguir trabalhar bem suas capacidades quando se está imerso nesses tipos de julgamentos.

Lembre-se: esse conceito também implica em aproveitar as oportunidades ofertadas, algo quase impossível de ser feito quando estamos limitados pelos prismas de não sermos bons o suficiente. Por isso, elas devem ser conhecidas, trabalhadas e extirpadas com o tempo e o acompanhamento adequado. 

No âmbito profissional, muitas vezes, algumas pessoas deixam de aceitar novos cargos, funções ou de assumir tarefas justamente por se sentirem incapazes de realizar determinada empreitada, aceitando de involuntário as determinações do seu pensamento, causado pelas limitações interiores. 

Para ler depois: Saúde física e mental estão diretamente ligadas.

Qual é a origem das crenças limitantes?

Como comentamos, a origem provém das experiências, ensinamentos e situações vivenciadas ao longo do nosso crescimento. Geralmente, essas crenças são fundamentadas na infância, porém podem ser exercitadas em praticamente qualquer época da vida e em qualquer situação. 

As crianças são muito mais vulneráveis à criação das crenças limitantes, especialmente na fase na qual seu mundo imaginário está sendo formado, bem como algumas concepções essenciais a respeito de como o mundo, a sociedade e o resto das pessoas funcionam.

Mas alguns adultos, sobretudo diante de eventos traumáticos, podem desenvolver esse tipo de crença. E, claro, mesmo quando essas crenças são originárias da infância, elas se manifestarão na vida adulta. 

Conheça os tipos de crenças limitantes

Elas seguem alguns padrões identificáveis. Descubra quais são eles, em seus tipos e categorias: 

- Hereditárias

As crenças hereditárias são aquelas aprendidas com suas famílias, especialmente na infância, na interação com os membros mais velhos.

Elas podem ser ensinadas, no sentido de uma ação feita orientada à criança, especialmente com frases como “você é burro” ou “você não presta”, ou podem ser simplesmente adquiridas enquanto a criança vê como o lar funciona. 

Tendo como exemplo o modo como os pais se tratam, se comportam, como lidam e tratam as outras pessoas, etc. 

- Pessoais

As pessoais são quase como auto impostas, sedimentadas por críticas, comentários maldosos e duras palavras ouvidas por uma pessoa ou por situações presenciadas por ela e foi tomada como verdade para si. 

- Logicamente equivocadas

As lógicas equivocadas parecem ser conclusões lógicas, mas estão completamente erradas. Por exemplo, quando uma pessoa acredita ser ruim por não conseguir entrar em determinada faculdade, ou passar em alguma prova. 

Ela está tratando como se fosse uma conclusão lógica, porém é algo absolutamente incorreto. Afinal, não somos nossos erros ou desacertos, eles não nos definem, apenas fazem parte das nossas jornadas.

- Desculpas

A concepção limitante pode vir em forma de desculpas e essas são aquelas assumidas como uma “mentirinha” ou mentira social, apenas para uma pessoa se esquivar de uma situação. Por exemplo: “não estudo porque não consigo”, ou “não tenho tempo”, são pensamentos clássicos. 

- Medos

A crença limitante em forma de medo é, simplesmente, o pavor de não conseguir realizar ou lidar com alguma coisa, ou medo de algumas situações corriqueiras do cotidiano, como tentar conquistar um novo emprego e não conseguir, sair para um encontro e dar errado, etc.

Muitas vezes esse medo leva à auto sabotagem, afinal, inconscientemente é comum entender: "se eu não tentar, não vai dar errado”.

Veja 5 exemplos de crenças limitantes!

Vamos agora conhecer 5 exemplos de crenças limitantes mais comuns. Eles podem estar te acompanhando nesse momento.

infográfico crenças limitantes

1. Não tenho tempo/dinheiro

Da categoria desculpas, ela se baseia no argumento da pessoa não ter tempo ou dinheiro para estudar, para se exercitar ou para fazer qualquer coisa para seu desenvolvimento. 

2. Os outros são melhores se comparados a mim

Essa crença, normalmente, é ensinada na infância ou sedimentada pela forma de concepção limitante pessoal. Críticas e comentários maldosos (muitas vezes mascarados como recurso educativo) são frequentes origens deste mal. 

3. Nasci pobre e vou morrer pobre

Essa é logicamente equivocada, mas é comum em indivíduos de baixa renda, os quais têm "medo" de melhorar de vida, devido ao autoconvencimento de não poderem e nem mesmo seria justo mudarem de condição (na qual todos de sua família permaneceram a vida toda, muitas vezes).

4. Já é tarde para começar

Mais uma crença limitante logicamente incorreta, a qual tenta se basear em um dado lógico, mas, no fundo, não é lógico de maneira alguma, pois nunca é tarde para começar algo novo.

5. Não vou conseguir ou aguentar

Esse pensamento limitante é típico do medo e é comum em pessoas ansiosas, nervosas e com dificuldades em controlar suas próprias emoções.

Como superar as crenças limitantes?

As crenças limitantes, antes de tudo, devem ser identificadas, e depois devem ser relembradas e trazidas até a consciência, como se fossem retiradas do fundo baú do inconsciente. 

Após isso, essas crenças devem ser substituídas por outras mais saudáveis, promovendo o desenvolvimento pessoal. Claro, um psicólogo ou psicóloga ajuda bastante em todo esse processo de identificar questões internas, as quais estão nos limitando. 

Os pensamentos limitantes geram um mal e podem estar sabotando todo o seu sucesso. Então, medite, tente identificar em si, se há alguma e não hesite em procurar ajuda, para poder se libertar e realizar todos seus objetivos da melhor forma.

Aproveite e confira também: eliminar os pensamentos negativos pode aprimorar a sua rotina!

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete