Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
escolha-uma-profissao-no-metaverso

Escolha uma profissão no Metaverso 

Notícia | 27/12/2023

Rodrigo Barreto

O conceito de Metaverso mescla realidade aumentada e ambientes virtuais. Ele pode ser entendido como uma vivência em um espaço digital, mas com influências da vida real nesse mundo. O termo não é novo, tendo surgido há mais de dez anos com a obra de Neal Stephenson, chamada “Snow Crash”. O livro de ficção científica foi o ponto de partida para o surgimento de diversos jogos como Second Life, Roblox, Fortnite e Minecraft, onde jogadores podem criar vidas paralelas em outro universo. Essa novidade é vista como um futuro próximo e trará diversas mudanças no cotidiano da sociedade, até mesmo na maneira de fazer negócios. Grandes e renomadas empresas já estão investindo no desenvolvimento do local.

 

Quais profissões podem surgir no Metaverso?

 

Desde quando Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook e idealizador desse projeto, anunciou o lançamento, em outubro de 2022, renomeando sua corporação para Meta Platforms, uma série de debates sobre as novas possibilidades para a humanidade se desencadeou. No âmbito laboral, a situação não é diferente. Para a gestora de carreiras, Madalena Feliciano, muitos profissionais estão adaptando suas atividades.

Atualmente, as opções mais comuns são aquelas relacionadas a coaching, psicanálise e consultorias de marketing. Entretanto, para tudo isso existir, é necessário uma boa estrutura tecnológica e indivíduos capacitados nesse ramo já são bastante valorizados. Conforme o ranking de estagiários mais bem pagos no país, diversos cursos relacionados à Tecnologia da Informação estão bem posicionados. De acordo com a Adecco, muitas ocupações surgirão até 2030 e Madalena destaca algumas delas:

 

Consultor de identidade pessoal e profissional: auxilia na representação da identidade ou na criação de uma persona;

 

Estilistas de vestuário virtual: responsáveis pela elaboração de roupas para avatares;

 

Gerente de segurança: garante a segurança dos usuários contra hackers, assédio e violações das leis e regras estabelecidas;

 

Planejadores de comunidades: encarregados de planejar o crescimento das comunidades e determinar a infraestrutura necessária para sustentá-las;

 

Profissionais de saúde virtual e gestores: responsáveis por realizar diagnósticos e exames com base nos dados biométricos e físicos;

 

Diretores de eventos: especialistas na organização de concertos, exposições, eventos e conferências;

 

Construtores de hardware virtual: criam servidores e dão suporte técnico;

 

Especialistas em estruturação de linhas de crédito: elaboram linhas de crédito em criptomoedas para aquisição de NFTs.

 

Além desses, outros cargos surgirão, como na área médica e jurídica. "As conexões são ampliadas. Se precisar de uma consulta, um doutor de outro lugar do mundo, por exemplo, pode atendê-lo de seu próprio consultório, complementa a gestora. Professores, comunicadores e arquitetos também serão essenciais para a construção e manutenção desse “planeta”. Portanto, é importante estar atualizado sobre as tendências, ingressar nesse novo mercado de trabalho e se destacar.

 

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes?

 

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

 

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete